APRENDENDO A SER HOMEM

PRÁTICAS HOMOSSOCIAIS DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO NA MUSCULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19665

Resumo

Este estudo etnográfico buscou analisar e entender como a homossocialidade masculina pode constituir formas de motivação e incentivo que ensinam a “ser homem” na prática da musculação. A partir de observações em duas academias do Rio de Janeiro, identificaram-se múltiplas lógicas de pertencimento, ajuda mútua e julgamento entre os frequentadores. Apreendeu-se como os marcadores sociais da diferença e os contextos socioculturais influenciam os modos de engajamento masculino na musculação. Concluiu-se que tais espaços operam como territórios pedagógicos, onde se aprendem e se negociam formas legítimas de “ser homem”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Doutor em Saúde Coletiva (IESC-UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC-CBCE)

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SILVA, Alan Camargo. APRENDENDO A SER HOMEM: PRÁTICAS HOMOSSOCIAIS DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO NA MUSCULAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1106–1126, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19665. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19665. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais