APRENDENDO A SER HOMEM
PRÁTICAS HOMOSSOCIAIS DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO NA MUSCULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19665Resumen
Este estudo etnográfico buscou analisar e entender como a homossocialidade masculina pode constituir formas de motivação e incentivo que ensinam a “ser homem” na prática da musculação. A partir de observações em duas academias do Rio de Janeiro, identificaram-se múltiplas lógicas de pertencimento, ajuda mútua e julgamento entre os frequentadores. Apreendeu-se como os marcadores sociais da diferença e os contextos socioculturais influenciam os modos de engajamento masculino na musculação. Concluiu-se que tais espaços operam como territórios pedagógicos, onde se aprendem e se negociam formas legítimas de “ser homem”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidad y Educatión

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




