ATRAVESSAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.18712Résumé
O estudo aborda os atravessamentos das questões de gênero como elementos constituintes e demarcadores da docência de homens e professores na Educação Infantil. A pesquisa baseia-se em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que inclui 12 artigos publicados entre 2013 e 2023. Após a análise completa desses artigos, foram identificadas e discutidas as questões de gênero que permeiam a docência masculina na Educação Infantil. Dois temas centrais emergiram: 1. A presença de mulheres e homens na docência infantil; e 2. Os preconceitos e desconfianças enfrentados pelos professores homens. A pesquisa revela que a presença de homens na Educação Infantil levanta questões de gênero complexas, onde o corpo e o comportamento masculino são frequentemente alvo de desconfiança e preconceito.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




