ATRAVESSAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.18712

Abstract

O estudo aborda os atravessamentos das questões de gênero como elementos constituintes e demarcadores da docência de homens e professores na Educação Infantil. A pesquisa baseia-se em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que inclui 12 artigos publicados entre 2013 e 2023. Após a análise completa desses artigos, foram identificadas e discutidas as questões de gênero que permeiam a docência masculina na Educação Infantil. Dois temas centrais emergiram: 1. A presença de mulheres e homens na docência infantil; e 2. Os preconceitos e desconfianças enfrentados pelos professores homens. A pesquisa revela que a presença de homens na Educação Infantil levanta questões de gênero complexas, onde o corpo e o comportamento masculino são frequentemente alvo de desconfiança e preconceito.

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Author Biographies

Andréa Mota de Oliveira Lima, Universidade de Fortaleza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Psicomotricidade educacional. Mestranda em psicologia com trabalho de dissertação defendido e aprovado em novembro de 2024 com a temática "A EXPERIÊNCIA DE SER HOMEM E PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM
FORTALEZA". Supervisora Escolar da Secretaria Municipal de Educação de  Fortaleza, exercendo as funções na Coordenadoria de Educação Infantil desde 2008.

LUCAS Guimarães bloc, Universidade de Fortaleza

Psicólogo e psicoterapeuta no enfoque humanista-fenomenológico. Doutor em Psicopatologia na Université Paris Diderot - Paris VII. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR e coordenador do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista-Fenomenológica.

Published

2025-12-13

How to Cite

MOTA DE OLIVEIRA LIMA, Andréa; GUIMARÃES BLOC, LUCAS. ATRAVESSAMENTOS DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 349–370, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.18712. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18712. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens