SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12626Résumé
O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidos nos territórios da educação em biologia maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em biologia, oferecendo resistência a captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.