SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018

Authors

  • Sandro Prado Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabrício Aparecido Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Moura Martins Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12626

Abstract

O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidos nos territórios da educação em biologia maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em biologia, oferecendo resistência a captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Campus Pontal. Curso de Ciências Biológicas. Área de Educação.

Fabrício Aparecido Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciando em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Matheus Moura Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Published

2024-01-25

How to Cite

Santos, S. P., Aparecido Gomes da Silva, F., & Moura Martins, M. (2024). SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018. Diversidade E Educação, 9(Especial), 552–575. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12626