Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8396Resumen
Gênero e altas habilidades/superdotação são temas contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo foi analisar artigos sobre ambos. O método foi bibliográfico. A fonte foi o Google Acadêmico e a análise qualitativa. Os resultados foram 4 artigos com diferentes objetos e métodos, mas com um ponto comum: há menos meninas identificadas com superdotação e menos mulheres na ciência. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e mitos pautados numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que a diversidade de pesquisas é positiva, mas há imensa falta de estudos sobre as identidades de gênero e superdotação.Descargas
Citas
CAMARGO, Renata C.; FREITAS, Soraia N.; SILVEIRA, Sheila T. Representações Socioculturais: relações entre gênero e altas habilidades/superdotação sob o olhar da identificação. Sociais e Humanas, v. 26, n. 3, p. 478-488, 2013.
LOURO, Guacira L. Gênero e Sexualidades: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, v.19, n.2, p.17-23, 2007.
MOCHI, Luciene C.C.; MAIO, Eliane R. Sala de Recursos em altas habilidades/superdotação: (re)pensando o sexismo e a violência de gênero. Koan: Revista de Educação e Complexidade, n.2, p.37-52, 2014.
MOLINA, Fernando J.E.; MELERO, Maria J.R.; PRIETO, Mercedes F.; GÓMEZ, Marta S.; SÁNCHEZ, Maria Dolores P. Creatividad Científica y Alta Habilidad: diferencias de género y nivel educativo. Revista Aula, n.21, p.49-62, 2015.
OGEDA, Clarissa M.M.; PEDRO, Ketilin M.; CHACON, Miguel C.M. Gênero e Superdotação: um olhar para a representação feminina. Revista Educação e Linguagens, v. 6, n. 10, p.217-231, 2017.
RECH, Andréia J. D.; FREITAS, Soraia N. Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS. Revista Brasileira de Educação Especial, v.11, n.2, 2005, p.295-314.
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, v.2, n.2, p.46-71, 1988.
VÁRNAGY, Tomás. O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo. In: BORON, Atílio A. (org). Filosofia política moderna: de Hobbes a Marx. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, p.45-78, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.