DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Patricia Neumann Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8396

Resumo

Gênero e altas habilidades/superdotação são temas contemporâneos na educação e sociedade. Assim, o objetivo foi analisar artigos sobre ambos. O método foi bibliográfico. A fonte foi o Google Acadêmico e a análise qualitativa. Os resultados foram 4 artigos com diferentes objetos e métodos, mas com um ponto comum: há menos meninas identificadas com superdotação e menos mulheres na ciência. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a qual é influenciada pela heteronormatividade e mitos pautados numa ideia específica de racionalidade. Considera-se que a diversidade de pesquisas é positiva, mas há imensa falta de estudos sobre as identidades de gênero e superdotação.

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Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos Educativos. Mestrado em Educação. Membro do GIEDH/LAPE do departamento de pedagogia da UNICENTRO. Atua na linha de pesquisa Educação, Altas Habilidades/Superdotação e Avaliação Psicológica e Pedagógica com ênfase nos temas altas habilidades/superdotação, vida adulta, inteligência emocional, desenvolvimento socioemocional, relações interpessoais e aprendizagem.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Neumann, P. (2019). DESIGUALDADE DE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Diversidade E Educação, 6(2), 62–70. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8396

Edição

Seção

Diversidade em Debate