APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ TEMÁTICO RESISTÊNCIAS CRIATIVAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EM TEMPOS REACIONÁRIOS.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19931

Resumen

Apresentação do Dossiê Temático Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Bortolini, Universidade de São Paulo

Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.

Cláudia Vianna, Universidade de São Paulo

Mestra em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo.  Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

BORTOLINI, Alexandre; RODRIGUES, Alexsandro; VIANNA, Cláudia. APRESENTAÇÃO : DOSSIÊ TEMÁTICO RESISTÊNCIAS CRIATIVAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EM TEMPOS REACIONÁRIOS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 5–9, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19931. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19931. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários