Lesbofobia e cotidiano escolar: controle invisível da liberdade de expressão

Autores

  • Claudia Vianna
  • Maria Cristina Cavaleiro Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Cornélio Procópio, Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Vianna

Livre Docente. Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

Maria Cristina Cavaleiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Cornélio Procópio, Paraná.

Doutora. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Campus Cornélio Procópio. Universidade Estadual do Norte do Paraná. Colegiado de Pedagogia/Campus Cornélio Procópio.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete da. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.

AVELAR, R. B. DE; BRITO, W.; MELLO, L. A (in) segurança pública que o estado brasileiro oferece à população LGBT: mapeamento crítico preliminar de políticas públicas. 2010. Disponível em: <https://www.sertao.ufg.br/Politicaslgbt /interna.php?id=5>. Acesso em 10/09/2014.

BORRILLO, Daniel. Homofobia. Barcelona: Ediciones Bellaterra, 2001.

BRASIL/MEC/INEP. Pesquisa sobre discriminação e preconceito no ambiente escolar – Principais resultados. São Paulo: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP),2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ documents/ diversidade_apresentacao.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2013.

BRITZMAN, Deborah. O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./jun., 1996.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York; London: Routledge; Champman & Hall, 1990.

__________. Cuerpos que importam: sobre los limites materiales e discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2005.

CAETANO, Márcio. Os gestos do silêncio para esconder as diferenças. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

CAVALEIRO, Maria Cristina. Feminilidades homossexuais no ambiente escolar: ocultamentos e discriminações vividas por garotas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

FERRARI, Anderson. Experiência Homossexual no contexto escolar. Educar em Revista, v. 1, p. 101-116, 2014.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade e Homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD/UNESCO, 2009. p.85-93.

RAMIRES, Lula. Habitus de Gênero e experiência escolar: jovens gays no Ensino Médio em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

TOLEDO, Lívia Gonsalves. Estigmas e estereótipos sobre as lesbianidades e suas influências nas narrativas de histórias de vida de lésbicas residentes em uma cidade do interior paulista. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2008.

Downloads

Publicado

2017-02-18

Como Citar

Vianna, C., & Cavaleiro, M. C. (2017). Lesbofobia e cotidiano escolar: controle invisível da liberdade de expressão. Diversidade E Educação, 4(7), 40–43. Recuperado de https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6389