A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO

Autores/as

  • Yuri Barbosa Martins de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Tatiane dos Santos Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15432

Resumen

O presente estudo trata-se de um recorte da dissertação intitulada “Confabulações professorais de docentes gays”, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no ano de 2022, em que se pretende discutir sobre a disseminação dos discursos religiosos de segmentos hegemônicos do cristianismo impregnados de preconceito homofóbico e suas regulações subjetivas com professores gays no semiárido baiano. Com base nesse objetivo, o estudo repercute as marginalizações que tais docentes foram/estão sujeitos mediante suas condições sexuais, de modo a refletir como as intimidações e recriminações com homossexuais em efeito à circulação desses discursos na sociedade materializam processos de subjetivação acometidos por expressões de sexualidades dissidentes da norma heterossexual. Assim, ficou compreensível que a trama discursiva operada por esses segmentos constituem atravessamentos significativos no tocante à percepção de si e de suas sexualidades, dos professores colaboradores da pesquisa.

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Publicado

2024-01-25

Cómo citar

BARBOSA MARTINS DE OLIVEIRA, Yuri; DOS SANTOS MOREIRA, Tatiane. A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 681–705, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.15432. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15432. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias