A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO

Autores

  • Yuri Barbosa Martins de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Tatiane dos Santos Moreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15432

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte da dissertação intitulada “Confabulações professorais de docentes gays”, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no ano de 2022, em que se pretende discutir sobre a disseminação dos discursos religiosos de segmentos hegemônicos do cristianismo impregnados de preconceito homofóbico e suas regulações subjetivas com professores gays no semiárido baiano. Com base nesse objetivo, o estudo repercute as marginalizações que tais docentes foram/estão sujeitos mediante suas condições sexuais, de modo a refletir como as intimidações e recriminações com homossexuais em efeito à circulação desses discursos na sociedade materializam processos de subjetivação acometidos por expressões de sexualidades dissidentes da norma heterossexual. Assim, ficou compreensível que a trama discursiva operada por esses segmentos constituem atravessamentos significativos no tocante à percepção de si e de suas sexualidades, dos professores colaboradores da pesquisa.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Barbosa Martins de Oliveira, Y., & dos Santos Moreira, T. (2024). A HOMOFOBIA RELIGIOSA NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES GAYS DO SEMIÁRIDO BAIANO . Diversidade E Educação, 11(1), 681–705. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15432

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias