IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Marcos Sardá-Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Márcio Luiz Bess Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas
  • Vando Ferreira Lopes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13606

Resumen

Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso objetivo é compreender as representações identitárias de reprodução e/ou imaginação criadora através dos desenhos, tendo como contexto social e político o campo de disputas entre movimentos feministas e contrassexuais e grupos conservadores em defesa da família tradicional e dos desejos cis-heteropatriarcais. Assim, a partir dos resultados do projeto de extensão “Arte de Caderno”, que reuniu trabalhos de estudantes de escolas públicas de diferentes regiões do Brasil, analisamos a produção de desenhos destacando expressões identitárias e corporais como parte do entendimento de adolescentes e jovens sobre os valores morais discutidos na atualidade. Portanto, apesar de a maioria dos desenhos reproduzir os valores hegemônicos de corporalidades e expressões identitárias binárias, outros suscitam a expressão criativa de representações identitárias dissidentes.

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Biografía del autor/a

Márcio Luiz Bess, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas, MG, Brasil.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

Sardá-Vieira, M., Bess, M. L., & Lopes, V. F. (2024). IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Diversidade E Educação, 9(2), 266–292. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13606

Número

Sección

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio