IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Marcos Sardá-Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Márcio Luiz Bess Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas
  • Vando Ferreira Lopes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13606

Abstract

Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso objetivo é compreender as representações identitárias de reprodução e/ou imaginação criadora através dos desenhos, tendo como contexto social e político o campo de disputas entre movimentos feministas e contrassexuais e grupos conservadores em defesa da família tradicional e dos desejos cis-heteropatriarcais. Assim, a partir dos resultados do projeto de extensão “Arte de Caderno”, que reuniu trabalhos de estudantes de escolas públicas de diferentes regiões do Brasil, analisamos a produção de desenhos destacando expressões identitárias e corporais como parte do entendimento de adolescentes e jovens sobre os valores morais discutidos na atualidade. Portanto, apesar de a maioria dos desenhos reproduzir os valores hegemônicos de corporalidades e expressões identitárias binárias, outros suscitam a expressão criativa de representações identitárias dissidentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcio Luiz Bess, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas, MG, Brasil.

Published

2024-01-25

How to Cite

SARDÁ-VIEIRA, Marcos; BESS, Márcio Luiz; LOPES, Vando Ferreira. IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Diversity and Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 266–292, 2024. DOI: 10.14295/de.v9i2.13606. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13606. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio