PERCORRENDO OS CAMINHOS DIANTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: OS MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENTRE OS ANOS DE 2006 E 2018

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9396

Abstract

O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Apolônia Ferreira Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em educação

References

BALESTRIN, Patrícial Abel. Onde “está” a sexualidade? representações de sexualidade num curso de formação de professoras. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11083/000605049.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 de Novembro de 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1- Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso: 29 set. 2018.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; GUIMARÃES, Flávia Maia; MORAES, Ademilda Bertoldo Alves et al. Inclusão da temática de gênero no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba: Primeiros passos. Espaço do currículo. v. 7, n. 2, p. 262- 275. Mai/Ago. 2014. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.262275/11382>. Acesso em: 02 de Outubro de 2018.

CASTRO, Roney Polato de; SANTOS, Vinícius Rangel dos. Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens. Disponível em: < https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/720/174 >. Acesso em: 23 de Novembro de 2018.

CASTRO, Roney Polato de. Experiência e constituição de sujeitosdocentes: relações de gênero, sexualidades e formação em Pedagogia. Tese de doutorado em Educação. Programa de Pós- graduação em Educação da UFJF. 256. f. Disponível em:< http://www.ufjf.br/ppge/files/2016/01/Tese-Roney-Polato.pdf >. Acesso em: 13 de Agosto de 2018.

FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. “Nossa! Eu nunca tinha parado pra pensar nisso!” – gênero, sexualidades e formação docente. Disponível em: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/573/1363. Acesso em: 08 de Novembro de 2018.

GOMES, Claudete Imaculada de Souza. Docentes, relações de gênero e sexualidades: desdobramentos nas práticas pedagógicas. Disponível em: < https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6083/3/claudeteimaculadadesouzagomes.pdf.txt>. Acesso em: 26 de Novembro de 2018.

KOERICH, Maria Cecília Takayama .História de uma presença-ausente: sexualidade e gênero em cursos de pedagogia .Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/90506/PEED0619-D.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Leituras SME. Campinas: 2001.

LEÃO, Andreza Marques de

Castro; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A (in) existência da sexualidade no curso de pedagogia: o currículo oculto em evidência. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6530/4796>. Acesso em: 07 de Novembro de 2018.

LIMA, Leonardo Pereira de; GESSER, Marivete; OLTRAMARI, Leandro Castro. Projeto formação continuada de professores em gênero e sexualidade: relato de experiência. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n20p132/31348>. Acesso em: 26 de Novembro de 2018.

MARTINS, Walkíria de Jesus França. Gênero e sexualidade na formação docente: uma análise no curso de Pedagogia da UFMA- São Luís. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/227/1/dissertacao%20walkiria.pdf. Acesso em: 08 de Novembro de 2018.

RODRIGUES, Adenir Carvalho; SOUSA, Nilcelio Sacramento; SILVA, Arthur Borges da. Formação continuada docente e o silenciamento da discussão sobre identidade de gênero. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlacando/trabalhos/TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID600_27062017232858.pdf. Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

ROSSI, Celia Regina, VILARONGA, Carla Ariela Rios, GARCIA, Osmar Arruda LIMA, Maria Teresa Oliveira. Gênero e diversidade na escola: reflexões acerca da formação continuada sobre assuntos da diversidade sexual. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/124566>. Acesso em: 03 de Fevereiro de 2019.

SANTOS, Ivana Priscilla Almeida; CRUZ, Izaura Santiago da. Formação de educadores sexuais: a abordagem da sexualidade no currículo de Pedagogia da FACED/UFBA. Disponível em: < https://nugsexdiadorim.files.wordpress.com/2011/12/formac3a7c3a3o-de-educadores-sexuais-a-abordagem-da-sexualidade-no-currc3adculo-de-pedagogia-da-facedufba.pdf>. Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

SILVA, Antonis Pereira da. Ih!!! Tem “viado, sapata... Gênero e suas novas expressões na escola. E o que x pedagogx tem a ver com isso!!!? Uma análise na formação inicial de educandxs do curso de Pedagogia/ufpb campus I nas temáticas de gênero e diversidade sexual. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1276/1/APS26092016.pdf>. Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

SILVA, Apolônia de J. Ferreira. Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.

SILVA, da Kelly. Currículo, gênero e identidade na formação de professores/as. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2137/1/kellydasilva.pdf. Acesso em: 07 de Novembro de 2018.

SILVA, Lucia Rejane Gomes da. Sexualidade e orientação sexual na formação de professores: uma análise da política educacional. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/104785/silva_lrg_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, 156 p.

VEIGA- NETO, Alfredo. Foucault e a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Published

2020-02-20

How to Cite

Silva, A. F. (2020). PERCORRENDO OS CAMINHOS DIANTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: OS MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENTRE OS ANOS DE 2006 E 2018. Diversidade E Educação, 7(2), 373–400. https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9396

Issue

Section

Artigos - Demanda contínua