Tomboy: potencialidade para problematizar gênero e sexualidade

Autores

  • Apolônia de J. Ferreira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-4827-9621
  • Gláucia Siqueira Marcondes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jeanne C. Vieira Taylor Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9003

Resumo

O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações de gênero e as sexualidades e que organizam o filme Tomboy[1]. Apresenta como aporte teórico a perspectiva Pós-estrutulalista, os estudos Foucaltianos, assim como os estudos sobre a cultura visual. Nesse sentido consideramos importante refletir acerca dos processos de enquandramento e resistência, entendendo-os como possibilidades educativas de pensar o ser diferente.

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Biografia do Autor

Apolônia de J. Ferreira Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga/ UFV. Mestre em Educação/UFOP,Doutoranda em educação/ UFJF.

Gláucia Siqueira Marcondes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação/ UFJF -

Jeanne C. Vieira Taylor, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação/ UFJF -

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Silva, A. de J. F., Siqueira Marcondes, G., & Vieira Taylor, J. C. (2019). Tomboy: potencialidade para problematizar gênero e sexualidade. Diversidade E Educação, 7(1), 364–375. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9003