ENTREVISTA NILMA LINO GOMES

EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DESAFIOS PERSISTENTES E PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19944

Abstract

Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Nilma Lino Gomes figura como uma das mais importantes referências da educação brasileira, tanto no campo acadêmico quanto no campo das políticas públicas. Nesta entrevista, a Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais discute os desafios à promoção da equidade racial e de gênero na educação brasileira em tempos de conservadorismo e avanço reacionário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Bortolini, Universidade de São Paulo

 Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura. 

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.

Cláudia Vianna, Universidade de São Paulo

Mestra em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo.  Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq.

Published

2025-08-16

How to Cite

BORTOLINI, Alexandre; RODRIGUES, Alexsandro; VIANNA, Cláudia. ENTREVISTA NILMA LINO GOMES: EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DESAFIOS PERSISTENTES E PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 10–29, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19944. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19944. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários