VIDAS QUEER NA ESCOLA
VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15442Abstract
Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, articulados aos resultados de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, desenvolvido em um Programa de Pós-Graduação em Educação da região sul do Brasil. O objetivo da primeira pesquisa é conhecer as trajetórias escolares de pessoas LGBTQIA+, analisando situações de discriminação, preconceito e violência sob a perspectiva de gênero e sexualidade. A segunda pesquisa descreve e analisa processos de generificação do trabalho docente e do currículo na educação básica e superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos de naturalização do preconceito, LGBTfobia e demais violências, e as estratégias que as pessoas LGBTQIA+ criam para sobreviver na escola, e assim resistir e reexistir, criando outros modos de vida.
PALAVRAS-CHAVE: Violências. Resistências. Escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




