VIDAS QUEER NA ESCOLA

VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15442

Resumen

Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, articulados aos resultados de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, desenvolvido em um Programa de Pós-Graduação em Educação da região sul do Brasil. O objetivo da primeira pesquisa é conhecer as trajetórias escolares de pessoas LGBTQIA+, analisando situações de discriminação, preconceito e violência sob a perspectiva de gênero e sexualidade. A segunda pesquisa descreve e analisa processos de generificação do trabalho docente e do currículo na educação básica e superior. As reflexões desenvolvidas neste artigo evidenciam os processos de naturalização do preconceito, LGBTfobia e demais violências, e as estratégias que as pessoas LGBTQIA+ criam para sobreviver na escola, e assim resistir e reexistir, criando outros modos de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Violências. Resistências. Escola.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenadora do Lola - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq).

Áreas de interesse

  • Pedagogia; docência; trabalho docente; profissionalidade docente; formação de professores; gênero; sexualidade; inclusão; diversidade; relação família-escola; maternidade/parentalidades cis e trans.

Ruan Carlos Sansone, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pedagogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Orientação Educacional: Práticas e Conexões com a Atualidade, pela Universidade La Salle e em Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é Pós-graduando em Gestão da Diversidade nas Organizações, pela Faculdade UNISE. Foi bolsista de Iniciação Científica Unibic/Unisinos (2015). Suas pesquisas articulam os estudos de Gênero, Sexualidade na educação na teoria Queer pós-estruturalistas, Trajetória Transexual, Políticas afirmativas, aos processos de exclusão, Inclusão, Diversidade. Tem experiência como Auxiliar de Orientação Educacional, Pedagógica, Secretario Escolar e Apoio Pedagógico à Inclusão. Ruan Carlos, é responsável pelas questões Pedagógicas do Núcleo de Atenção ao Estudante - NAE, na UNISINOS. Atualmente é coordenador do Grupo Temático (GT) - Diversidade e Inclusão Social ligado à Rede Colaborativa em Ações de Apoio Discente (Recoaad), do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG).

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

DAL'IGNA, Maria Cláudia; SANSONE, Ruan Carlos. VIDAS QUEER NA ESCOLA: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 47–68, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.15442. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15442. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias