BANG, BANG! VOCÊ MORREU:

PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117

Abstract

Este artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Carlos da Cruz Filho

Técnico em Tecnologia da Informação. Graduado em Agronegócios pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

João Victor Vieira da Silva

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Iago de Paula Vilela Mundim

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Thiago Bispo da Silva

Pós-Graduando em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Treinamento. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Samuel Oliveira Santos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós- Graduando em Formação Pedagógica para a Educação Profissional Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (IFGoiano). Bacharel e Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Integrante do GPESP- Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades. 

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Educação física. Mestre e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação Física e Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade

Published

2024-01-25

How to Cite

Carlos da Cruz Filho, L. ., Victor Vieira da Silva, J. ., de Paula Vilela Mundim, I. ., Bispo da Silva, T., Oliveira Santos, S., & do Prado, V. M. (2024). BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO. Diversidade E Educação, 11(1), 970–985. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117