BANG, BANG! VOCÊ MORREU:
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117Resumen
Este artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.