BANG, BANG! VOCÊ MORREU:

PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117

Resumen

Este artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos da Cruz Filho

Técnico em Tecnologia da Informação. Graduado em Agronegócios pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

João Victor Vieira da Silva

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Iago de Paula Vilela Mundim

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Thiago Bispo da Silva

Pós-Graduando em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Treinamento. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU).

Samuel Oliveira Santos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós- Graduando em Formação Pedagógica para a Educação Profissional Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – (IFGoiano). Bacharel e Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Integrante do GPESP- Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades. 

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Educação física. Mestre e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação Física e Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

Carlos da Cruz Filho, L. ., Victor Vieira da Silva, J. ., de Paula Vilela Mundim, I. ., Bispo da Silva, T., Oliveira Santos, S., & do Prado, V. M. (2024). BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO. Diversidade E Educação, 11(1), 970–985. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15117