“SUA VIDA É DEFINIDA PELO SISTEMA… OU PELA FORMA COMO VOCÊ DESAFIA O SISTEMA”
EM FOCO QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SÉRIE SENSE8
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19457Resumo
Esta pesquisa busca analisar questões de gênero e de sexualidade observadas em Sense8, a partir das relações interpessoais de uma personagem mulher trans e lésbica. Aposta na análise cultural como metodologia central do estudo e tem como amostra uma das protagonistas, Nomi Marks. Nas concepções teóricas, vale-se dos estudos culturais, dos estudos de gênero e dos estudos da sexualidade, a partir de uma perspectiva pós-crítica. Resulta do estudo uma análise das violências sofridas pela Nomi no contexto familiar dela que, frequentemente, invalida sua identidade como mulher. As situações vivenciadas pela personagem possibilitam refletir sobre os conceitos de família e de afetividade, sobretudo, refletir tais conceitos sob os parâmetros de um convívio saudável, dentro e fora de casa. Conclui-se que Sense8 é uma série que convida o público à reflexão crítica acerca do funcionamento e estruturação das sociedades, sendo uma série que confronta sistemas autoritários e cisheteronormativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




