Assunção do compromisso antirracista: Uma luta e uma proposta de professoras pretas para a educação

a struggle and a proposal of black women teachers for education

Autores

  • Izabel Espindola Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Raquel Pereira Quadrado FURG
  • Eliane Almeida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14744

Palavras-chave:

Pedagogia preta feminista, Proposta, Ternário, antirracista

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta de pedagogia preta feminista a partir da pesquisa de uma dissertação sobre professoras pretas. A metodologia realizada foi a pesquisa bibliográfica, com parâmetros para a escrita e a análise. Para essa discussão foram pautadas os três temas (Formação, racismos e resistências) que guiaram a pesquisa de dissertação. Das entrevistas da dissertação e da bibliografia convergiram, repetitivamente, três eixos (família, coletivos como o Movimento Negro e, responsabilidade profissional). Desses ternários, propomos três práticas para promover a educação antirracista. Ao final expomos a Pedagogia Preta Feminista, sem concluí-la, pois a proposta é ser mais uma semente para a práxis antirracista.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Quadrado, FURG

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Ambiental e Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola. Possui experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e de biologia, corpo, gênero, sexualidade.

Eliane Almeida de Souza

Pós-Doutoranda em Educação na UFRGS sob a orientação do professor Dr. Jaime José Zitkosky. PHD em Educação Ambiental na FURG sob a orientação do Dr. Vilmar Alves Pereira. Doutora em Educação formada pela UFRGS. Aborda as temáticas referentes às politicas de ações afirmativas e as cotas raciais nas universidades brasileiras, questões religiosas de Matriz Africana; currículo e a formação de professores. e a Proponente da Pedagogia Cosmocena para os Povos de Matriz Africana e autora do Livro A Pedagogia Cosmocena e a Afrocentricidade os Terreiros de Matriz Africana.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

Espindola Barbosa, I., Pereira Quadrado, R., & Almeida de Souza, E. (2023). Assunção do compromisso antirracista: Uma luta e uma proposta de professoras pretas para a educação: a struggle and a proposal of black women teachers for education. Revista Eletrônica Interações Sociais, 6(1), 95–108. https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14744