ASSUMPTION OF THE ANTI-RACIST COMMITMENT

a struggle and a proposal of black women teachers for education

Authors

  • Izabel Espindola Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Raquel Pereira Quadrado FURG
  • Eliane Almeida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14744

Keywords:

feminist black pedagogy, proposal, ternaries, anti-racist

Abstract

This article presents a proposal for a feminist black pedagogy based on the research of a dissertation on black female teachers. The methodology used was bibliographic research, with parameters for writing and analysis. For this discussion, the three themes (Training, racism and resistance) that guided the dissertation research. From the interviews of the dissertation and the bibliographic research, three axes converged repeatedly (family, collectives such as the Black Movement and professional responsibility). From these ternaries, we propose three practices to promote anti-racist education. At the end, we expose Black Feminist Pedagogy, without concluding it, as the proposal is to be another seed for anti-racist praxis.

Author Biographies

Raquel Pereira Quadrado, FURG

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Ambiental e Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola. Possui experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e de biologia, corpo, gênero, sexualidade.

Eliane Almeida de Souza

Pós-Doutoranda em Educação na UFRGS sob a orientação do professor Dr. Jaime José Zitkosky. PHD em Educação Ambiental na FURG sob a orientação do Dr. Vilmar Alves Pereira. Doutora em Educação formada pela UFRGS. Aborda as temáticas referentes às politicas de ações afirmativas e as cotas raciais nas universidades brasileiras, questões religiosas de Matriz Africana; currículo e a formação de professores. e a Proponente da Pedagogia Cosmocena para os Povos de Matriz Africana e autora do Livro A Pedagogia Cosmocena e a Afrocentricidade os Terreiros de Matriz Africana.

References

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco. São Paulo: Ática, 2006.

BUENO, Winnie. Imagens de controle: um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen, 2019

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970-1989. Belo Horizonte: Mazza Edições, Belém: Editora Unama, 2006.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista sociedade e Estado. v. 31. n.º 1. Jan-abr 2016. p. 99-127. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/se/a/MZ8tzzsGrvmFTKFqr6GLVMn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15/07/2022.

CRISOSTOMO, Maria Aparecida dos Santos. REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Professoras universitárias negras: trajetórias e narrativas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Julho, 2010, v. 15, nº 2. Disponível em: ISSN 1414-4077. Acesso em 08/05/2018. 113

EDDO-LODGE, Reni. Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça. Tradução de Elisa Elwine. Belo Horizonte: Letramento, 2019

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n.º 1, jan-abr 2012. p. 98-109. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf>. Acesso em 10/10/2021.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.

ILLESCAS, Lúcia Charún. “Afrohistóricas”. Detrás de la memoria. Apuntes y perpectivas de la mujer afrodescendiente en Lationamérica. In.: Seminario regional las mujeres afrodescendientes y la cultura latinoamericana. Montevideo: Proyecto Regional “Población Afrodescendiente de América Latina” del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD), 2009. pág. 24-27. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/AshantiPeru/seminario-regional-las-mujeres-afrodescendientes-y-la-cultura-latinoamericana-29082869>. Acesso em 08/03/2018.

KAWAHALA, Edelu. Na encruzilhada tem muitos caminhos- teoria descolonial e epistemologia de Exu na canção de Martinho da Vila. Tese (doutorado em Literatura)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132394>. Acesso em 02.02.2017

Martins, Leda Maria. O Feminino corpo da negrura. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 4, 111–121. Belo Horizonte: UFSM, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17706> . Acesso em 20.02.2020

MATTOS, Regiane Augusto de. História e Cultura Afro-brasileira. 2 Ed. São Paulo: Contexto, 2012.

PIEDADE. Vilma. Dororidade. São Paulo: Editora Nós, 2017.

PORTO, Eliane Quincozes. Trajetos Formativos e Significações Imaginárias: Narrativas de Professoras da EBTT (Dissertação). Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Área de Concentração em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Santa Maria: 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/14904/DIS_PPGEPT_2018_PORTO_ELIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 12.09.2022.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. Trad. Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

Published

2023-10-02

How to Cite

Espindola Barbosa, I., Pereira Quadrado, R., & Almeida de Souza, E. (2023). ASSUMPTION OF THE ANTI-RACIST COMMITMENT: a struggle and a proposal of black women teachers for education. Revista Eletrônica Interações Sociais, 6(1), 95–108. https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14744