Sociologia, Pedagogia da Alternância e Educação do Campo na Construção de Interdisciplinaridades Agroecológicas

Autores

  • Leonardo Voigt Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ. Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Educação http://orcid.org/0000-0001-5187-6705
  • Sandro Roberto Oitaven
  • Eduardo Spitz de Carvalho

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Políticas Públicas, Ambiente de Montanha, Desenvolvimento Territorial Endógeno, Formação de Professores.

Resumo

Através dos diálogos entre a Sociologia, a Agroecologia, a Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo, pretendemos contribuir para a consolidação da Política de Educação do Campo bem como a Política Nacional de Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado do Rio de Janeiro. Como objetivo específico, buscamos sistematizar a práxis pedagógica interdisciplinar de três docentes ao longo de 2017. Após breve caracterização conceitual, contextualizamos o território da unidade escolar de atuação no segundo momento, em Nova Friburgo - RJ. Na terceira seção, apresentamos os desenvolvimentos e resultados alcançados através desta articulação docente, encerrando com algumas considerações finais.

Biografia do Autor

Leonardo Voigt, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ. Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Educação

Leonardo de Abreu Voigt é Especialista em Educação no Campo pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Secretário na Região Serrana (2016-2017; 2017-2018) do Fórum Fluminense de Educação do Campo (FOFEC). Membro da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe – UFF). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da disciplina Sociologia, Diretor Adjunto eleito (2017-2020) e monitor do Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Nova Friburgo - RJ. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq [2008-2011] e bolsista de Iniciação à Docência da CAPES [2011-2013], neste último sendo o primeiro colocado no processo seletivo. Professor/Facilitador de Resolução de Conflitos nas Escolas do Projeto Educação para a Paz, realizado pelo Parceiros Brasil – Centro de Processos Colaborativos para a SME/RJ [2011-2013], capacitado na formação de alunos mediadores de conflitos, mediação de conflitos escolares e implementação de programas de mediação de conflitos nas escolas. Capacitado pelo Centro de Colaboración Cívica (México) em Facilitação de Diálogos Multipartes [2012]. Investigador qualificado em Meditação Laica Educacional com Claudiah Rato [2012].

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Publicado

2018-02-25

Como Citar

Voigt, L., Oitaven, S. R., & de Carvalho, E. S. (2018). Sociologia, Pedagogia da Alternância e Educação do Campo na Construção de Interdisciplinaridades Agroecológicas. Revista Eletrônica Interações Sociais, 1(2), 90–114. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/7499

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