ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA: APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.14458

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Pesquisa-intervenção, Escolas Públicas

Resumo

O artigo tece reflexões sobre a construção de um processo de uma pesquisa-intervenção que propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, gênero e sexualidade. O objetivo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Verificou-se as divergências entre os discursos e as práticas adotadas nas escolas, especialmente, em cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul. As observações nos apresentam uma lacuna entre o discurso e prática nas organizações educativas e nos convidam a ampliar as concepções do papel da escola no que tange às questões de gênero e sexualidade. Os procedimentos utilizados foram palestras, observações participantes, conversas com gestores e professores. A análise do processo de pesquisar com jovens e as escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que as relações intra escolares são atravessadas por práticas e saberes marcadas pela forte presença do machismo e da heteronormatividade. As observações nos apresentaram uma lacuna entre o discurso e prática nas organizações educativas e nos convidam a ampliar as concepções do papel da escola no que tange às questões de gênero e sexualidade. Assim, a análise do contexto investigado, a compreensão, os desafios e as dificuldades, propõe-se estudos com os sujeitos envolvidos, posteriormente, para que se favoreça a mudança do contexto com práticas e saberes que respeitem a diversidade.

Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. 

Acadêmico do curso de Ciências Sociais - Ciência Política da Universidade Federal do Pampa. 

Membro do GEEP - Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política. 

 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Ferreira, E. da S. (2022). ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA: APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS . Revista Eletrônica Interações Sociais, 5(2). https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.14458

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