Cultura afro-brasileira e indígena no ambiente escolar

Michele Alves De Jesus

Resumo


O trabalho tem como objetivo abordar as relações étnico-raciais no ambiente escolar em torno das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 ressaltando a importância de trabalhar a questão da diversidade étnica em sala de aula, em prol de uma educação menos racista para a desconstrução do preconceito e da discriminação racial que são atribuídas às populações indígenas e aos negros. A pesquisa procura discutir e refletir sobre as dificuldades e possibilidades encontradas pelo professor da Rede pública de Ensino para trabalhar a questão étnico-racial em sala de aula. A metodologia utilizada para a reflexão do tema ocorreu através de revisão bibliográfica de artigos, revistas, teses, dissertações e livros. Os resultados obtidos a partir dos estudos demonstram que há preconceito racial nas instituições de ensino, por isso, se torna necessário lutar por uma educação antirracista e crítica voltada para a realidade do aluno.


Palavras-chave


Relações Étnico-raciais; Sala de Aula; Discriminação Racial.

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