CAPACIDADES FUNCIONAIS DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESPECIALIZADA NA CIDADE DE PELOTAS - RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11378Palavras-chave:
pessoas com deficiência, transtornos da visão, criança, adolescente.Resumo
O estudo objetivou comparar a capacidade funcional de alunos com diferentes deficiências visuais e deficiências associadas de uma escola especializada de Pelotas – RS. Participaram do estudo 25 escolares (média de 11,8 anos; 10 meninas) de uma escola de atendimento especializado. As características sociodemográficas, deficiência visual, deficiências associadas e capacidade funcional dos alunos foram investigadas através de questionário aplicado aos professores. Os alunos com cegueira em ambos os olhos apresentaram maior mediana nas áreas motora, de coordenação e de linguagens do que alunos com baixa visão em ambos os olhos ou cegueira em um olho e baixa visão no outro. Alunos com paralisia cerebral associada à deficiência visual apresentaram escores mais baixos na escala motora, de coordenação e social que os alunos sem deficiência associada. Conclui-se que alunos sem outra deficiência associada à deficiência visual apresentaram maior capacidade funcional nas áreas motora, coordenação e social do que alunos com paralisia cerebral.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
Tornquist, L., Tornquist, D., Cereser, A. da C., & Bergmann, G. G. (2021). CAPACIDADES FUNCIONAIS DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESPECIALIZADA NA CIDADE DE PELOTAS - RS. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 187–200. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11378
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo