A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9583

Palavras-chave:

Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo.

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.

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Biografia do Autor

Denise Ferreira da Rosa, Professora da rede municipal de Jaguari.

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela mesma Instituição. Atualmente atua como professora de educação especial da rede municipal de ensino de Jaguari/RS.

Eliana Pereira de Menezes, Professora Associada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestre em Educação pela mesma Instituição e Doutora em Educação pela Unisinos. Atualmente é professora Associada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

da Rosa, D. F., & de Menezes, E. P. (2020). A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 88–105. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9583

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