Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas

Auteurs-es

  • Viviane Castro Camozzato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7361

Mots-clés :

discurso, imagens corporais, pedagogias culturais

Résumé

O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Pedagogias Contemporâneas (Uergs/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Coordenadora de área do Pibid, no subprojeto de Pedagogia da Uergs Bagé.

Références

COSTA, Marisa Vorraber. Velhos temas, novos problemas – a arte de perguntar em tempos pós-modernos. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.199-214.

DAMICO, José Geraldo Soares. “Quantas calorias eu preciso [gastar] para emagrecer com saúde?” Como mulheres jovens aprendem estratégias para cuidar do corpo. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GROS, Frédéric. Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p.613-661.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.35-86.

LARROSA, Jorge. Educação e diminuição. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.265-294.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.25, n.2, p.59-75, jul/dez 2000.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Práticas narrativas como espaço de construção das identidades sociais: uma abordagem socioconstrucionista. In: RIBEIRO, Branca Telles; LIMA, Cristina Costa; DANTAS, Maria Tereza Lopes (Orgs.). Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA, 2001. p.55-71.

ORTEGA, Francisco. Da ascese à bio-ascese ou do corpo submetido à submissão ao corpo. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzchianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.139-173.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Textos e Diferenças. Leitura em REVISTA. Ijuí, n.3 jan//jun 2002.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-19

Comment citer

Camozzato, V. C. (2017). Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 7–24. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7361

Numéro

Rubrique

Dossiê temático