Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo

Autores

  • Jacques de Lima Ferreira Universidade Positivo (UP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ygor Corrêa Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7775

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação a Distância, Educação não Formal

Resumo

Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.

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Biografia do Autor

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Positivo (UP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação

Ygor Corrêa, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Doutor em Informática na Educação

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Doutora em Educação

Referências

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Ferreira, J. de L., Corrêa, Y., & Behrens, M. A. (2018). Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 226–245. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7775

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