O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares

Autores

  • Susana Inês Molon Universidade Federal do Rio Grande
  • Lizandra Barreto Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Alice Baldez de Avila Universidade Federal do Rio Grande
  • Camila Trindade Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Primeiro ano, Aprendizagem, Crianças, Familiares

Resumo

Este artigo aborda a posição das crianças e de seus familiares sobre o que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão aprendendo em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica desenvolvida em uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 36 crianças e 30 familiares de duas turmas de uma mesma professora. Os resultados demonstram que para as crianças e seus familiares diversos alunos ainda não se apropriaram da escrita e da leitura como forma complexa de comunicação e de expressão no primeiro ano. Constatou-se a necessidade da articulação do letramento e da alfabetização, com reconhecimento da especificidade de cada um e com a compreensão de que são processos constitutivos das relações de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande

Profª. Drª. Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande

Lizandra Barreto Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica da FURG/PIBIC/CNPq

Alice Baldez de Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Camila Trindade, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica da FURG/PROBIC/FAPERGS

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Molon, S. I., Pereira, L. B., Avila, A. B. de, & Trindade, C. (2016). O que os alunos do primeiro ano estão aprendendo na sala de aula: a posição das crianças e de seus familiares. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 59–87. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5037

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