<b>As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de Química com base em situação de estudo</b>
Palabras clave:
Situação de Estudo, Interação Discursiva em Aula, Ensino de QuímicaResumen
Este artigo foi produzido dentro de um subprojeto de iniciação científica, que investiga Situações de Estudo (SE) no Ensino Médio. O foco da investigação é analisar a distribuição do tempo entre discurso/ações do professor e dos estudantes nesse processo, bem como os tipos de interação discursiva que se manifestam em aulas de química. Os dados foram produzidos a partir de videogravações da SE “Água e Vida”. A análise das aulas é referenciada em Amaral e Mortimer (2006), com a elaboração de mapa de atividades e episódios de ensino, e em Mortimer et al (2007) para análise dos tipos de discurso em aula. Especial atenção foi dada ao tempo que o professor utiliza em cada episódio e turno discursivo. Constatou-se que o tempo é considerável se comparado com o tempo que os estudantes utilizam para as mais variadas enunciações. Evidenciamos algumas especificidades nas aulas e que merecem maiores estudos.Descargas
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Publicado
2012-05-25
Cómo citar
Vianna, J., Ribas, F. K., & Maldaner, O. A. (2012). <b>As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de Química com base em situação de estudo</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 43–53. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2434
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Dossiê temático
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