<b>As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de Química com base em situação de estudo</b>

Autores/as

  • Jaqueline Vianna
  • Fabiele Korte Ribas
  • Otavio Aloisio Maldaner

Palabras clave:

Situação de Estudo, Interação Discursiva em Aula, Ensino de Química

Resumen

Este artigo foi produzido dentro de um subprojeto de iniciação científica, que investiga Situações de Estudo (SE) no Ensino Médio. O foco da investigação é analisar a distribuição do tempo entre discurso/ações do professor e dos estudantes nesse processo, bem como os tipos de interação discursiva que se manifestam em aulas de química. Os dados foram produzidos a partir de videogravações da SE “Água e Vida”. A análise das aulas é referenciada em Amaral e Mortimer (2006), com a elaboração de mapa de atividades e episódios de ensino, e em Mortimer et al (2007) para análise dos tipos de discurso em aula. Especial atenção foi dada ao tempo que o professor utiliza em cada episódio e turno discursivo. Constatou-se que o tempo é considerável se comparado com o tempo que os estudantes utilizam para as mais variadas enunciações. Evidenciamos algumas especificidades nas aulas e que merecem maiores estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Vianna

Mestranda do Curso de Mestrado em Educação em Ciências – Unijuí. Licenciada em Química – Unijuí –. Membro do Gipec–Unijuí.

Fabiele Korte Ribas

Licencianda do Curso de Licenciatura em Química da UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/CNPq. Membro do Gipec–Unijuí.

Otavio Aloisio Maldaner

Professor do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Mestre em Química - UNICAMP. Doutor em Educação - UNICAMP. Coordenador do Gipec–Unijuí.

Publicado

2012-05-25

Cómo citar

Vianna, J., Ribas, F. K., & Maldaner, O. A. (2012). <b>As interações discursivas e a distribuição do tempo em aulas de Química com base em situação de estudo</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 43–53. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2434

Número

Sección

Dossiê temático