ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
ALFABETIZAR EN LA EJA: ESCUCHANDO (AUTO)BIOGRAFÍAS DE LOS ESTUDIANTES
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18708Palabras clave:
História de Vida, Narrativa Autobiográfica, Letramento., Alfabetização., Pesquisa QualitativaResumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos somente como forma de
alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na idade “certa” ou por aqueles que por algum motivo
tiveram que abandonar os estudos. A intenção da pesquisa é mostrar como a história pessoal desses
alunos, recuperada por meio de suas narrativas (auto) biográficas, se constituem num alicerce para
superação de dificuldades encontradas na escola, através destas reflexões sobre as cartas escritas,
visando que suas falas sejam ouvidas por professores nas suas práticas. A metodologia é de cunho
qualitativo de teor (auto) biográfico, sendo os dados coletados por meio de fontes do tipo testemunhal
(seus relatos autobiográficos), através do gênero cartas. Tendo como referência os estudos realizados
por Freire (2006), Bolognani; Nacarato, 2015 Lejeune (2008), Giroux (2004), Alberti (1991), Saviani
(1985), González, (2020), Oliveira (2013), Santos e Santos (2008); Massini (2011), Gomes, (2003),
Pinto, (1993). O estudo revelou que o gênero cartas faz possível a recuperação da voz dos jovens e
adultos, contendo mensagens de positividade voltados para o espaço escolar e de suas relações ali
constituídas, tão importantes para sua vida cotidiana
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena. Literatura e autobiografia: a questão do sujeito na narrativa. Estudos históricos - Viagem e narrativa, Rio de Janeiro, v.4, nº 7, p.66-81, 1991. Disponivel em: https://repositorio.fgv.br/items/b0109e7f-7034-4c9c-ae44-92534b331936/full. Acesso em: 18 jan, 2025
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília 1996.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, Aprova o Plano Nacional de Educação –PNE e dá outras providências. Brasília. 2014.
BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira; NACARATO, Adair Mendes. Las narrativas de vida como prácticas de (auto)formación de maestras que enseñan matemáticas. Revista mexicana de investigación educativa - RMIE, Ciudad de México, v. 20, n. 64, p. 171-193, marzo 2015 . Disponible en http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662015000100009&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 19 enero 2025.
FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: Nóvoa, Antônio; Finger, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP. (1988)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2007.
GIROUX, H. O currículo como política cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu de. Documentos de identidade: uma Introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 51-56
GOMES e Silva, María Celestina. Construção social da memória autobiográfica e Histórias de Vida. In: Lopes, Amelia; Hernández, Fernando; Sancho, Juana María; Rivas, José Ignacio. (2013). Histórias de Vida em Educação: a Construção do Conhecimento a partir de Histórias de Vida. Barcelona: Universitat de Barcelona. Depósito Digital. Disponível em: http://hdl.handle.net/2445/47252 . Acesso em 18 dez. 2024
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 155–183, 2020. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322 Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322. Acesso em: 17 jan. 2025.
LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
MASSIMI, Marina. A fonte autobiográfica como recurso para a apreensão do processo de elaboração da experiência na história dos saberes psicológicos. Memorandum, 20, 11-30. 2011. Disponível em http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a20/massimi05. Acesso em 16 jan. 2025.
OLIVEIRA, Mara Conceição Vieira de. Dificuldade com a interpretação de texto pode atrapalhar o desempenho dos estudantes. Publicado em Ag./2013. Ecaderno/O portal do conhecimento. Disponível em: http://www.ecaderno.com/pre-universitario/dificuldade-com-a-interpretacao-de-texto-pode-atrapalhar-o-desempenho-dos-estudantes . Acesso em: 16 jun./2024.
SANTOS, Maria Meneses dos; SANTOS, Rosangela da Silva. A etapa de análise no método história de vida: Uma experiência de pesquisadores de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem; Florianópolis, 008 Out-Dez; 17(4): 714-719. 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400012. Acesso em: 13 dez 2024
SAVIANI N. Reflexões e Perspectivas do Ensino Supletivo Municipal. São Paulo, PMSP/SME/DEPLAN/DOT, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Momento - Diálogos em Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.