PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9198

Palavras-chave:

Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.

Resumo

Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC. Mestre em Educação, Pedagogo do Instituto Federal de Santa Catarina.

Maria Conceição Coppete, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Faculdade de Educação da UDESC. Doutora em Educação, Coordenadora do Laboratório de Vivências e Alternativas Lúdicas - LALU - Brinquedoteca da FAED/UDESC.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular da Faculdade de Educação da UDESC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Comunicação pela USP.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa. Docência, memória e gênero. Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/32541/31220>. Acesso em: 29 ago. 2018.

BEHRENS, Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educ. rev., Curitiba, n. 59, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n59/1984-0411-er-59-00211.pdf>. Acesso em: 06 set. 2018.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EDUNESP, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 06 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>Acesso em: 06 mai. 2019.

CALDERANO, Maria da Assunção. Docência compartilhada: contextos e viabilidade prática. Memorial de Maria da Assunção Calderano defendido na Banca visando Promoção na carreira – Professor Titular. Universidade Federal de Juiz de Fora, agosto/2016.

CHAVES, Amanda Pires; GOERGEN, Pedro Laudinor. Ética e estética na formação humana. Revista Exitus, Santarém/PA,v. 7, n. 2, p. 331-349, mai.-ago. 2017.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de Fazer. Tradução de Enid Abreu Dobranszky. Petrópolis: Vozes, 1995.

COELHO, Ildeu Moreira. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. In: BICUDO, Maria Aparecida V.; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: EDUNESP, 1996. p. 17-43.

COPPETE, Maria da Conceição. Educação Intercultural e sensibilidade: possibilidades para a docência. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2012.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, maio/ago. 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57.

CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007b.

DINIZ, Débora; TERRA, Ana. Plágio: palavras escondidas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014.

GRILLO, Marlene. O professor e a docência: encontro com o aluno. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. Porto Alegre: EDPUCRS, 2004.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. Traduzido por Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

HAN, Byung-Chul. Sobre o poder. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2017.

IMBERNÓM, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2009.

KENN, Andrew. #vertigemdigital: por que as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, Antonio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.

_______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António; et al. Espaços de Educação, tempos de formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. ISBN 972-31-0956-5.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação. Série Saberes Pedagógicos)

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

RISTOFF, Dilvo; BIANCHETTI, Lucídio. A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica (des)encontros históricos e manutenção do apartheid socioeducacional. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 17, n. 3, p. 787-824, nov. 2012.

REIS, Valdeci. Da batida contestatória do rap à indignação política: a potência da etnografia para compreender as sociabilidades juvenis. In: LUNARDI-MENDES,Geovana Mendonça; PLETSCH, Márcia Denise; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Educação especial e/na educação básica: entre especificidades e indissociabilidades. Araraquara: Junqueira & Marin, 2019.

SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 4, n. 1, p. 7-24, 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: representações na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SOUZA E SILVA, Adriana. Do ciber ao híbrido: tecnologias móveis como interfaces de espaços híbridos. In: ARAÚJO, Denize Correa de. Imagem (Ir)realidade. Comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 21-51.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

VASCONCELLOS, Celso. Formação Didática do Educador Contemporâneo: Desafios e Perspectivas. (2011). UNESP. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/581?locale=pt_BR. Acesso em 05 ju.2019.

________. Gestão da sala de aula é desafio real para o professor. Série Gestor escolar. Edições SM (apr 27/2012). Disponível em http://www.pluricom.com.br/clientes/grupo-sm/noticias/2012/04/gestao-da-sala-de-aula-e-desafio-real-para-o-professor. Acesso em 04 jul.2019.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Reis, V., Coppete, M. C., & Sartori, A. S. (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9198 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.