Cotidianos aprendentes: Nilda Alves, Regina Leite Garcia e as lições nos/dos/com os cotidianos
Keywords:
Regina Leite Garcia, Nilda Alves, CotidianosAbstract
Comecei minha carreira profissional na Universidade de modo privilegiado: ao lado de Nilda Alves e Regina Leite Garcia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1995. Data desse período muito daquilo que aprendi sobre docência e vida na Universidade. Naquela época, o cotidiano escolar como espaçotempo de pesquisa era notadamente um lócus objetificado pela produção de pesquisas “sobre” o cotidiano em que se destacavam críticas intermináveis àquilo que ali se fazia. Compartilhava com o pensamento daquelas duas “mestras”, na intransigente defesa dos cotidianos escolares e de suas possibilidades, convencida que era de que precisávamos valorizá-lo naquilo que já faziam bem e de compreendê-lo para tentar melhorá-lo e não apenas criticá-lo. Foi assim que, em pouco tempo de convívio com Nilda e Regina, tornei-me, eu também, uma cotidianista! Aprendi, com elas que precisávamos sair do falar sobre a escola, para entrando na escola, buscar melhor compreendê-la. Hoje somos numerosos e temos algum espaço acadêmico, mas se assim o é, agradeçamos ao que as duas começaram, juntas às vezes, separadas em outras, e até mesmo cindidas em algumas poucas. Um percurso de amizade e de respeito mútuo, de parceria e de conflito e, com isso, de enriquecimento coletivo, delas e de quem, como eu, pude estar por perto. Neste texto busco apresentar um pouco das aprendizagens sobre docência, cotidiano escolar, pesquisa na universidade e outros temas, que ambas me proporcionaram, fragmentos escolhidos do tanto que elas produziram e produzem e que ensinam a todos aqueles com quem convivem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-10-24
How to Cite
de Oliveira, I. B. (2016). Cotidianos aprendentes: Nilda Alves, Regina Leite Garcia e as lições nos/dos/com os cotidianos. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 33–50. Retrieved from https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6108
Issue
Section
Artigos
License
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.