Cotidianos aprendentes: Nilda Alves, Regina Leite Garcia e as lições nos/dos/com os cotidianos

Autores

  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Regina Leite Garcia, Nilda Alves, Cotidianos

Resumo

Comecei minha carreira profissional na Universidade de modo privilegiado: ao lado de Nilda Alves e Regina Leite Garcia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1995. Data desse período muito daquilo que aprendi sobre docência e vida na Universidade. Naquela época, o cotidiano escolar como espaçotempo de pesquisa era notadamente um lócus objetificado pela produção de pesquisas “sobre” o cotidiano em que se destacavam críticas intermináveis àquilo que ali se fazia. Compartilhava com o pensamento daquelas duas “mestras”, na intransigente defesa dos cotidianos escolares e de suas possibilidades, convencida que era de que precisávamos valorizá-lo naquilo que já faziam bem e de compreendê-lo para tentar melhorá-lo e não apenas criticá-lo. Foi assim que, em pouco tempo de convívio com Nilda e Regina, tornei-me, eu também, uma cotidianista! Aprendi, com elas que precisávamos sair do falar sobre a escola, para entrando na escola, buscar melhor compreendê-la. Hoje somos numerosos e temos algum espaço acadêmico, mas se assim o é, agradeçamos ao que as duas começaram, juntas às vezes, separadas em outras, e até mesmo cindidas em algumas poucas. Um percurso de amizade e de respeito mútuo, de parceria e de conflito e, com isso, de enriquecimento coletivo, delas e de quem, como eu, pude estar por perto. Neste texto busco apresentar um pouco das aprendizagens sobre docência, cotidiano escolar, pesquisa na universidade e outros temas, que ambas me proporcionaram, fragmentos escolhidos do tanto que elas produziram e produzem e que ensinam a todos aqueles com quem convivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da FGV (1988) e doutorado em Sciences Et Théories de L'éducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) com Habilitation a Diriger des Recherches (HDR) pela Université de Rouen (França, 2013). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), além de membro do GT Currículo da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa nos/dos com os cotidianos, currículos pensadospraticados e emancipação social na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Educação

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

de Oliveira, I. B. (2016). Cotidianos aprendentes: Nilda Alves, Regina Leite Garcia e as lições nos/dos/com os cotidianos. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 33–50. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6108

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.