Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
Palavras-chave:
Performatividade de gênero, Sexualidade, Heteronormatividade, Educação brasileiraResumo
O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-20
Como Citar
Thürler, D., & Soares, M. R. (2015). Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 55–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.