EDUCAÇÃO INFANTIL NO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO NOVA:

as perspectivas de Maria Montessori e Nursery Schools na revista The New Era (1920-1939)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19677

Palavras-chave:

Educação infantil, Revista The New Era, Maria Montessori, Nursery School, New Education Fellowship

Resumo

Neste artigo apresentamos parte dos resultados de pesquisa que vem sendo desenvolvida nos
últimos anos em que busca identificar as discussões sobre a educação infantil no movimento
internacional da educação nova. Para isso, através da análise da revista The New Era entre 1920 e 1939,
mapeamos sujeitos, instituições e propostas pedagógicas envolvidos com temática que atravessava a
New Education Fellowship. A abordagem teórica e metodológica foi estabelecida a partir das discussões
oriundas da história transnacional da educação e da análise social das redes. A Revista, cujo acervo
encontra-se digitalizado e disponível on-line, foi escrutinada seguindo as perspectivas emergentes da
História Digital (da educação). Para o manuseio da fonte nos utilizamos do software ATLAS.Ti como
ferramenta de organização, leitura, sistematização e análise dos dados construídos. Pela análise da
revista identificamos a existências de dois movimentos principais que, no contexto inglês, se destacaram
na proposição do desenvolvimento da escolarização da infância pequena: um que estava ancorado na
perspectiva pedagógica desenvolvida por Maria Montessori; e outro, a Nursery School, que relacionava
aspectos educativos, cuidados médicos, sociais, alimentares e às demandas emergentes das classes
trabalhadoras. Como resultado da análise foi possível trazer à tona uma diversidade de sujeitos,
associações, instituições e perspectivas pedagógicas que, de modo heterogêneo, integraram o
movimento internacional da educação nova e que nos permite alargar as percepções e compreensões
sobre processo de constituição da educação infantil na primeira metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius de Moraes Monção, Universidade Federal Fluminense

Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação (2020-2021). Pós-doutorado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Centro de Ciências do Homem (2019). Doutorado e Mestrado em Educação (ênfase em História da Educação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Laboratório de História Digital, Pública e Social da Educação, o LabH4. Coordenador da disciplina História da Educação (UNIRIO, CEDERJ). Membro do conselho consultivo do Comitê Internacional de Museus - Brasil, e membro do International Committee for Museums and Collections of Decorative Arts and Design (ICOM-ICDAD).

Referências

Andrés, M. M. P. (2020). O método de projetos na Espanha: recepção e apropriação. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.), Movimento internacional da educação nova (pp. 189-208). Belo Horizonte: Fino Traço.

Antunes, C. (2012). A história da análise de redes e a análise de redes em história. Revista da FLUP, 2, 11-22.

Braster, S., & Andrés, M. M. P. (2018) Picturing the progressive education: images and propaganda in The New Era (1920-1939). Historia y Memoria de la Educación, 8, 147-193.

Brehony, K. J. (2004). A new education for a New Era: the contribution of the conferences of the New Education Fellowship to the disciplinary field of education (1921-1938). Paedagogica Historica, 40 (5-6), 733-755.

Brehony, K. J. (2014) English revisionist Froebelians and the schooling of the urban poor. Hilton, M., & Hirsch, P. (Ed.), Practical visionaries: women, education and social progress (1790-1930) (pp. 161-175). New York: Routledge.

Brehony, K. J. (2014). To Letchworth via India: The Transformations of the Theosophical Educational Trust, Paper presented at the conference of the International Standing Committee on the History of Education, University of Geneva, June 27-30 (Unpublished).

Campos, S. B. (2017). A institucionalização do método montessori no campo educacional brasileiro (1914-1952). (Unpublished Thesis). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. Acesso 20 de Junho, 2024 em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186514

Carvalho, M. M. C. (2021). A Liga Internacional pela Educação Nova e o “movimento de reconstrução educacional brasileiro”. Sarmiento, 25, 163-184.

Chartier, R. (2002). Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP.

Claremont, C. A. (1920). Montessori and the New Era. The New Era, 1, 11-16.

Cohen, S. (1974). The Montessori Movement in England, 1911-195. History of Education: Journal of the History of Education Society, 3(1), 51-67.

Dissel, D., & Dissel, M. (1996). Bertram Robert Hawker (1868-1952). Australian Dictionary of Biography, 14. Acesso 26 de Maio, 2024, em https://adb.anu.edu.au/biography/hawker-bertram-robert-10456.

Drummond, M. (1926). Numbers for infants. The New Era, 28.

Drummond, M. (1931). The mental health of the pre-school child. The New Era, 58.

Ensor, B. (1920). Editor Note. The New Era, 1.

Fernandes, J. N. (2020). O ensino da música no Método Montessori. Os 38 álbuns de educação musical de Anna Maria Maccheroni. Rio de Janeiro: José Nunes Fernandes.

Filgueiras, M. L. (2020). Dois portugueses no movimento internacional da educação nova: Faria de Vasconcelos e António Sérgio. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.), Movimento internacional da educação nova (pp. 49-68). Belo Horizonte: Fino traço.

Fuchs, E. (2007). Networks and the History of Education. Paedagogica Historica, 43, 285-297.

Ginzburg, C. O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo; Castelnuovo, E.; Poni, C. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989. p. 169-178.

Gomes, A. C., Hansen, P. S. (2016). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Gvirtz, S., & Barolo, G. (2020). A Escola Nova na Argentina: apontamentos locais de uma tradição pedagógica transnacional. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.), Movimento internacional da educação nova (pp. 133-152). Belo Horizonte: Fino Traço.

Haengelli-Jenni, B. (2017). L'Éducation nouvelle entre science et militance : débats et combats á travers la revue Pour l´Ère Nouvelle (1920-1940). Berne, Suisse: Peter Lang.

Harley, W. (1930). The open-air nursery school. The New Era, 47.

Harley, W. (1931). What do we need to know about young children in the nursery school? The New Era, 12, 58, 354-355.

Harley, W. (1937). Domestic Science as Social Education: U.S.A. The New Era, 18(9), 278-280.

Henton, E. (1925). The Nursery School Movement in England and America. Childhood Education, 1(9), 413-417.

Herrera, M. C. (2020) Apropriações e ressignificações da Escola Nova na Colômbia na primeira metade do século XX. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.), Movimento internacional da educação nova (pp. 113-132). Belo Horizonte: Fino Traço.

Howlett, J. (2017). The formation, development and contribution of the new ideals in education conferences, 1914-1937. History of education, 46(4), 459-479.

Interview of Beatrice Ensor on the early days of the Fellowship (1970). University College London. WEF/B/1/1/7.

Jarvins, P., & Liebovich, B. (2015). British nurseries, head and heart: McMillan, Owen and the genesis of the education/care dichotomy. Women’s History Review, 26(6), 917-937.

Latour, B. (2019). Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34.

Lawson, M. D. (1981). The New Education Fellosship: the formative years. Journal of Aducational Administration and História. 13(2), 24-28. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0022062810130204

Lévy, P. (2001). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34.

Li, Y., & Engelthaler, T., & Siew, C. S. Q. et al. (2019). The Macroscope: a tool for examining the historical structure of language. Behavior Research Methods, 51, 1864-1877. Extracted the 20 of June, 2024 from https://link.springer.com/article/10.3758/s13428-018-1177-6.

Lucchesi, A., Carvalho, B. L. P. (2016). História Digital: reflexões, experiências e perspectivas. In Mauad, A. M., & Almeida, J. R., & Santhiago, R. (Ed). História pública no Brasil: sentidos e itinerários (pp. 149-163). São Paulo: Letra e Voz.

Luoto, L. (2023). The social nature of New Education: an affiliation network analysis of the movement’s evolution, 1875-1935. Paedagogica Historica, 59(1), 36-54.

Lynch, A. J. (1930). Nursery schools in many lands: a survey. The New Era, 47.

Kramer, R. (2017). Maria Montessori: a biography. Nova York: Diversion Books.

Maccheroni, A. (1920). The opening of a Montessori school. The New Era, 2.

Middleton, S. C. (2017). New Zealand theosophists in ‘New Education’ networks, 1880s-1938, History of Education Review, 46.

Niekerk, L. (1989). Steps taken by the governments in Great Britain, Europe, the USA, Soviet Russia and Israel to promote infant education. In Verster, T. L. (Ed.), A historical pedagogical investigation of infant education (pp. 228-265). Pretoria: University of South Africa.

Owen, G. (1928). The nursery school movement in England. The New Era, 35.

Palmer, A. (2016). Nursery schools or nursery classes? Choosing and failing to choose between policy alternatives in nursery education in England, 1918-1972. History of Education, 45(1), 103-121.

Palser, M. (2022). Grace Owen (1873-1965). In Palmer, A., & Read, J. (Ed.). British froebelian women from the Mid-Nineteenth to the Twenty-first century (pp. 59-76). Londres: Routledge.

Pironi, T. (2022). Anna Maria Maccheroni: la pioniera delle prime Case del Bambini. Agli Argnauti. Rivista di Studi storico-educativi e pedagogici, 1, 57-67.

Rabelo, R. S. (2019). O ensino de matemática em um número especial da revista The New Era, 1934. Bolema, 33(65), 1109-1132.

Rosenzweig, R. (2022). Clio conectada: o futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.

Ruyskensvelde, S. (2014). Towards a history of e-ducation? Exploring the possibilities of digital humanities for the history of education, Paedagogica Historica, 50(6), 861-870. Acesso 20 de Junho, 2024 em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230.2014.955511.

Snell, R. (1975). St. Christopher School (1915-1975). Herts: Aldine Press.

The New Era. (1923). A montessori magazine. The New Era, 3.

The New Era. (1923), St. Christopher training college. The New Era, 3.

The New Era. (1925). George S. Arundale. The New Era, 1.

The New Era. (1932). Scottish Section. The New Era, 10.

The New Era. (1934). Our contributors. The New Era, 1.

Toro-Blanco, P. (2020). Conselhos de viajantes: a Escola Nova e a transformação do papel do professor no Chile (1920-1930). Um olhar conciso da história transnacional das emoções. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.). Movimento internacional da educação nova. (pp. 153-174). Belo Horizonte: Fino traço.

Vidal, D. G., et al. (2019). Democracia, escola e infância: legado e utopia escolanovista. BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa (Orgs.). Democracia, escola e infância. FEUSP: São Paulo, p. 107-122. Acesso 3 de Janeiro, 2025 em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/327.

Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (2020). Movimento Internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (Ed.). Movimento internacional da educação nova. (pp. 49-68). Belo Horizonte: Fino traço.

Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (2021). Fórmula e utopia: o movimento internacional da educação nova. Sarmiento, 25, 23-50.

Whitehead, K. (2014). Women educators and transnational networking in the twentieth-century nursery school movement. Women’s History Review, 23(6), 957-975.

Whitecarver, K., & Cossentino, J. (2008). Montessori and the mainstream: a century of reform on the margins. Teachers College Record, 110(12), 2571-2600.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

de Moraes Monção, V. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL NO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO NOVA: : as perspectivas de Maria Montessori e Nursery Schools na revista The New Era (1920-1939). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 35–58. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19677

Edição

Seção

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.