No rastro dos jornais:
condições de possibilidade para a constituição do ensino de Biologia no Brasil (1800-1879)
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19387Palavras-chave:
História do ensino de Biologia, História das Ciências Naturais, História e Filosofia da BiologiaResumo
Temos por objetivo compreender algumas condições que possibilitaram a constituição do ensino de Biologia no Brasil. Tomamos como fonte os jornais Diário do Rio de Janeiro e Correio braziliense, ambos do século XIX. A análise compreendeu elementos da perspectiva arqueo-genealógica de Foucault. É possível dizer que as instituições escolares serviram funcionalmente à prática das Ciências Naturais de conhecer a natureza de modo conveniente ao estudo da agricultura e ao desenvolvimento de indústrias. Aliaram-se a isso, um interesse no ensino de Botânica e Zoologia como instrumentos para o avanço do Brasil aos status de nação civilizada; cursos, à luz das Ciências Naturais, oferecidos para a comunidade em geral; bem como leilões, vendas/compras de livros e de objetos e/ou materiais referentes à área e os próprios jornais em que esses anúncios circulavam se tornaram acontecimentos que abriram espaço para as Ciências Naturais e a futura emergência do ensino de Biologia no país.
Downloads
Referências
ABSOLON, Bruno Araújo; FIGUEIREDO, Francisco José; GALLO, Valéria. O primeiro Gabinete de História Natural do Brasil (“Casa dos Pássaros”) e a contribuição de Francisco Xavier Cardoso Caldeira. Filosofia e História da Biologia, v. 13, n. 1, p. 1-22, 2018. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-13-1/FHB-13-01-01-Bruno-Araujo-Absolon-et-al.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
AZEVEDO, Fernando. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1976.
BARBOZA, Renato. MELONI, Reginaldo Alberto. A disciplina de história natural no século XIX: um estudo dos objetos de ensino. Pedagog. Foco, v. 13, n. 10, p. 35-45, 2018. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/416/309. Acesso em: 21 abr. 2021.
BORGES, LUIZ C. Ciência, natureza e território em Viagem ao Araguaia: expedições científicas e exploração do Império do Brasil no século XIX. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPUH, 2011. p. 1-10. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300858054_ARQUIVO_Couto-expedicao-anpuh2011-versao2-enviada.pdf. Acesso em: 19 mai. 2021.
CARULA, Karoline. Conferências populares da glória (1873-1889): preleções para a discussão do cotidiano na corte imperial. Revista IHGB, v. 458, p. 291-318, 2013. Disponível em: https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-458/item/108236-conferencias-populares-da-gloria-1873-1889-prelecoes-para-a-discussao-do-cotidiano-na-corte-imperial.html. Acesso em: 10 fev. 2022.
DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. Ciência, um caso de política: as relações entre as ciências naturais e a agricultura no Brasil Império. Resgate: Revista Interdisciplinar De Cultura, v. 6, n. 1, p. 121-126, 1997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645533/12838. Acesso em: 18 dez. 2021.
DUARTE, Luiz Fernando Dias. O Museu Nacional: ciência e educação numa história institucional brasileira. Horiz. antropol., n. 53, p. 359-384, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ha/v25n53/1806-9983-ha-25-53-359.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel.
Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, p. 55-86.
LEITE, Carlos Henrique Ferreira. Teoria, metodologia e possibilidades: os jornais como fonte e objeto de pesquisa histórica. Escritas, v. 7, n.1, p. 3-17, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/escritas/article/view/1629/8314. Acesso em 15 abr. 2021.
LORENZ, Karl, M.; VECHIA, Ariclê. Estudo sumário das ciências no currículo da escola secundária Brasileira. In: V REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA HISTÓRICA, São Paulo, 1986. Anais [...] São Paulo: SBPH, 1986, p. 181-182. Disponível em: https://digitalcommons.sacredheart.edu/ced_fac/10/. Acesso em: 16 mar. 2021.
LORENZ, Karl M.; PEIXOTO, Maria Inês H. Os itinerários de seis grandes expedições científicas realizadas no Brasil. Ciência e Cultura, v. 32, n. 11, p. 1518-1525, 1980. Disponível em: https://digitalcommons.sacredheart.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1046&context=ced_fac. Acesso em: 14 jan. 2021.
LORENZ, Karl M. Os livros didáticos de ciências na escola secundária brasileira: 1900 a 1950. Revista Educar, n. 10, p. 71-79, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n10/n10a10.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
MARANDINO, Martha. SELLES, Sandra Escovedi. FERREIRA, Marcia Serra. Ensino
de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez,
2009.
MARENDINO, Laiz Perrut. O Diário do Rio de Janeiro e a Imprensa Brasileira do Início do Oitocentos (1808 – 1837). 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de pós-graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3677/1/laizperrutmarendino.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
SCHUELER, Alessandra Frota. De mestres-escolas a professores públicos: histórias de formação de professores na Corte Imperial. Educação, v. XXVIII, n. 2, p. 333-351, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1843. Acesso em: 23 abr. 2021.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Momento - Diálogos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.