ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):

Escutando narrativas (auto)biográficas dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18708

Palavras-chave:

História de Vida, Narrativa Autobiográfica, Letramento., Alfabetização., Pesquisa Qualitativa

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos somente como forma de
alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na idade “certa” ou por aqueles que por algum motivo
tiveram que abandonar os estudos. A intenção da pesquisa é mostrar como a história pessoal desses
alunos, recuperada por meio de suas narrativas (auto) biográficas, se constituem num alicerce para
superação de dificuldades encontradas na escola, através destas reflexões sobre as cartas escritas,
visando que suas falas sejam ouvidas por professores nas suas práticas. A metodologia é de cunho
qualitativo de teor (auto) biográfico, sendo os dados coletados por meio de fontes do tipo testemunhal
(seus relatos autobiográficos), através do gênero cartas. Tendo como referência os estudos realizados
por Freire (2006), Bolognani; Nacarato, 2015 Lejeune (2008), Giroux (2004), Alberti (1991), Saviani
(1985), González, (2020), Oliveira (2013), Santos e Santos (2008); Massini (2011), Gomes, (2003),
Pinto, (1993). O estudo revelou que o gênero cartas faz possível a recuperação da voz dos jovens e
adultos, contendo mensagens de positividade voltados para o espaço escolar e de suas relações ali
constituídas, tão importantes para sua vida cotidiana

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Biografia do Autor

Fredy Enrique Gonzalez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Fredy Enrique GONZÁLEZ. Doutor em Educação pela- Universidade de Carabobo (Venezuela, 1998). Professor Emérito da Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL, Venezuela); Coordenador-Fundador dos Grupos dePesquisa: Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM) e Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP). Coordenador-fundador do Doutorado em Educação Matemática (DEM-UPEL); Ex-vice-presidente da Federação Iberoamericana de Sociedades de Educação Matemática (FISEM); Professor Titular Visitante credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Linha de Pesquisa "Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática". fredy.gonzalez@ufop.edu.brfredygonzalezdem@gmail.com http://lattes.cnpq.br/4034449429973970 https://orcid.org/0000-0002-8079-3826

Anete Alves da Silva Nogueira, Governo do Estado do Rio Grande do Norte: Natal, RN, BR

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Educação de Jovens e Adultos/UFRN, Especialização em Linguagens e Educação/Unp, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte /PPGED- UFRN, Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em gestão. Atualmente trabalha na SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER DO RIO GRANDE DO NORTE, lotada na COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR. Membro do Grupo de Estudos de Narrativas de Professores em Formação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, planejamento, evasão, narrativas auto biográficas e diretrizes curriculares.

Referências

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Enrique Gonzalez, F., & Alves da Silva Nogueira, A. (2025). ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):: Escutando narrativas (auto)biográficas dos estudantes. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 445–459. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18708

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