A CONSTITUIÇÃO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DOCUMENTOS POLÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17369

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Educação Especial, Formação de professores., Políticas Públicas

Resumo

O estudo analisa, à luz de documentos oficiais no Brasil, o perfil de competências profissionais
atribuído aos professores de educação especial, considerando a atuação articulada com a inclusão
educacional e a transversalidade em todas as modalidades de ensino. Para tanto, são examinados quatro
documentos oficiais que delineiam tais competências, visando compreender seu impacto na formação
dos professores de educação especial. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de análise
documental, o estudo identifica três dimensões principais: a definição do perfil de competências, a
formação para atuar em contexto inclusivo e os modos de constituição do professor de educação
especial. Como resultado, fica evidente que os discursos políticos produzem profissionais especialistas
multifuncionais em todas as áreas da educação especial, abrangendo transversalmente todos os níveis e
modalidades de ensino, e ainda os responsabilizam majoritariamente pelo desenvolvimento e ensinoaprendizagem
dos alunos público-alvo. Para contornar isso, torna-se necessário romper com a ideia de
totalidade do exercício profissional do professor de educação especial, o que permitirá operar com a
singularidade das experiências, das relações e das produções pedagógicas desenvolvidas em contexto
de atuação.

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Biografia do Autor

Daiane Pinheiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Educação Especial, Especialista em Gestão Educacional (UFSM) Especialista em Educação Ambiental (UFSM), Especialista em Docência em Libras no Ensino Superior (Faculeste), Mestre em Educação (UFSM) Mestre em Extensão Rural (UFSM), Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal. Desenvolve pesquisas na área de Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação de Surdos com ênfase nos temas: formação de professores, processos de significação cultural surda e políticas inclusivas. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos - (GPEEPI/Ufopa), participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: Diferença Educação e Cultura (DEC/ Ufsm) e Grupo Interinstitucional em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS). Atualmente é docente do quadro permanente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vinculada ao curso de Letras Libras e docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/Ufopa).

Thaisy Bentes de Souza, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília/UnB. Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É Professora vinculada ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA (2021-atual). Foi professora do Curso Letras Libras Bacharelado da Universidade Federal de Roraima-UFRR (2015-2021). Tem experiência profissional como professora de Atendimento Educacional Especializado e Português como segunda Língua para surdos, nas cidades de Juruti e Alenquer/Pará (2006-2013) e também tem experiências como professora de Braille, Educação Inclusiva e Libras. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Tradução e interpretação inter-intramodal entre Libras e LSV. Coordena o Programa de Extensão MiSordo: programa Interinstitucional de apoio a migrantes e refugiados surdos (UFRR-UFOPA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos - GPEEPI/UFOPA e pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação de Surdos -GEPES/UFOPA.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Pinheiro, D., & Bentes de Souza, T. (2025). A CONSTITUIÇÃO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DOCUMENTOS POLÍTICOS. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 754–780. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17369

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