Sobre a Revista

A Revista  Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4. 

 

Anúncios

[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"

2024-06-04

Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana" organizado pelas professoras Fabiana Celente Montiel (IFSul), Danielle Müller de Andrade (IFSul) e Diana Paula Salomão de Freitas (UFPEL).

Este dossiê busca contemplar estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, área da educação, que tenham como premissa uma educação sensível e transformadora, pautada em práticas que promovam a reflexão a partir do contexto vivido, e o equilíbrio entre razão e emoção, a partir da perspectiva teórica de Paulo Freire e Pablo René Estévez.

Constituem os objetivos e eixos do dossiê:
1. Oferecer uma visão geral acerca de uma educação transformadora em termos de uma formação humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares.
2. Enfatizar a relevância e o significado de uma educação sensível em termos da formação integral humana para o enfrentamento da atual crise social e ambiental.
3. Destacar a relevância e a viabilidade de uma educação sensibilizadora pautada na sustentabilidade da condição humana.
4. Evidenciar a contribuição e o protagonismo de pesquisadores/as e acadêmicos/as de diferentes regiões do Brasil e de Cuba, como agentes promotores de uma educação sensível.

Os artigos vinculados ao dossiê serão recebidos até 07.07.2024.
A submissão deverá ser feita na plataforma da revista na aba do dossiê correspondente:

https://periodicos.furg.br/momento/about/submissions

Saiba mais sobre [PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana"

Edição Atual

v. 33 n. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
					Visualizar v. 33 n. 2 (2024): Dossiê: “Políticas de Educação Especial e inclusão escolar em transversalidade às modalidades de ensino na Educação básica - Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação do Campo”
Publicado: 2024-07-26

Edição completa

Dossiê temático

Artigos de fluxo contínuo

Ver Todas as Edições