Revistas
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Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006, a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e, em 2007, a ter e-ISSN.
Atualmente, a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis A3 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.
e-ISSN 2238-5533
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Atlântica (Rio Grande)
A revista Atlântica, editada pelo Departamento de Oceanografia, publica artigos científicos originais sobre pesquisas científicas realizadas em diferentes ecossistemas aquáticos, preferencialmente do Oceano Atlântico Sul-0cidental. -
BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação
A BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação é uma publicação semestral, aceita trabalhos inéditos que apresentem resultados de estudos e pesquisas relacionados com as áreas da informação, tecnologia e afins.
Qualis CAPES B3 (Qualis referência 2017/2020).
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CaderNAU
O CaderNAU - Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas é um periódico organizado e de responsabilidade do Núcleo de Análises Urbanas do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com avaliação B3 no Qualis/CAPES. O CaderNAU objetiva trazer ao público o resultado de pesquisas e a disponibilização de dados e informações sobre o urbano e a cidade e dos processos transformações territoriais em suas múltiplas escalas. -
Cadernos Literários
A revista Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado em História da Literatura) e do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.
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Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais
A Revista Campos Neutrais (ISSN 2596-1314) é uma publicação quadrimestral que objetiva a divulgação da produção científica de alto nível nas áreas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais que contenham contribuições consolidadas de programas e projetos de pesquisa.
Neste sentido, uma das diretrizes centrais política editorial é a pluralidade e diversidade de enfoques teóricos e metodológicos sobre o escopo da política externa, relações internacionais e política comparada.
Para tanto, a revista aceita contribuições em português, espanhol e inglês, cujas edições serão organizadas em torno das seguintes seções: artigos, traduções e resenhas.
A Revista Campos Neutrais é um espaço de divulgação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
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Deslocamentos/Déplacements: revista franco-brasileira interdisciplinar de psicanálise e ciências sociais
Deslocamentos/Déplacements – Revista Franco-Brasileira Interdisciplinar de Psicanálise e Ciências Sociais tem por finalidade promover o intercâmbio, a cooperação e as trocas acadêmicas e intelectuais entre o Brasil e a França, ao mesmo tempo em que estimula a investigação científica, o debate intelectual e o pensamento crítico em torno da experiência subjetiva no mundo contemporâneo em articulação com distintas realidades sociais e diferentes contextos culturais, tendo como referência a psicanálise e a psicologia numa perspectiva inter, multi e transdiciplinar.
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Diversidade e Educação
A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.Qualis A4.DOSSIÊ 2024
v. 12, n. 2, jul/dez 2024
Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática
Sandro Prado Santos (UFU)
Bettina Heerdt (UEPG)
Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)
Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)
Prazo para envio: 30 de setembro de 2024
Dossiês 2025
v. 13, n.1, jan/jum 2025
Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
Na última década, o Brasil vivenciou uma série de ataques sistemáticos a políticas feministas, antirracistas e de promoção aos direitos de pessoas LGBTQIA+, que produziram impacto substantivo tanto nos espaços institucionais quanto no imaginário social, fazendo estagnar ou até mesmo retroagir um conjunto amplo de políticas públicas de direitos humanos que vinham, ainda que precariamente, sendo implementadas no país. Embora tenham tomado corpo em múltiplos espaços sociais, essas ofensivas miraram especialmente a educação, organizando ataques violentos direcionados a professoras, pesquisadoras e gestoras comprometidas com a construção de uma perspectiva crítica e com o enfrentamento às diferentes formas de discriminação e desigualdade que marcam a sociedade brasileira. A despeito do ambiente de censura e terrorismo ideológico que se instalou em escolas e universidades nos últimos anos, um conjunto amplo de profissionais de educação resistiu, insistiu e persistiu, desenvolvendo ações pedagógicas que propunham um debate cientificamente fundamentado e politicamente engajado sobre questões de gênero, sexualidade e raça. Sua resistência corajosa e criativa produziu ricas e potentes práticas educativas, que confrontaram um ambiente político e institucional hostil.
Reconhecendo a importância de visibilizar essas práticas propomos esse dossiê, dedicado especialmente à divulgação de trabalhos que registrem e analisem as múltiplas formas de resistências colocadas em curso por educadoras e educadores em um momento de avanço e consolidação de um ambiente reacionário no Brasil. Se, como campo acadêmico, passamos os últimos anos muito dedicados a investigar as características do reacionarismo brasileiro, parece mais do que nunca necessário voltarmos nosso olhar para aqueles e aquelas que, apesar deste ambiente hostil, resistem na promoção de práticas pedagógicas em gênero, sexualidade e raça que miram uma transformação social através da educação.
O dossiê receberá trabalhos de diferentes áreas, na forma de artigos, ensaios, revisões bibliográficas ou relatos de experiência, que analisem políticas e práticas educacionais em gênero, sexualidade e raça, que considerem o contexto reacionário presente no país nos últimos anos, mas lancem foco nas múltiplas formas de resistência criativa e corajosa promovida pelos sujeitos que constroem a educação brasileira.
Coordenação:Alexandre Bortolini
Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.
Cláudia Vianna
Mestre em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq.Alexsandro Rodrigues
Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.Prazo para envio: 15 de abril de 2025
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Historiæ
A Historiæ é uma publicação semestral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), aceitando trabalhos inéditos de professores, pesquisadores, acadêmicos na área de História. Ela é uma das mais antigas publicações científicas da FURG, tendo sua gênese em 1978 como Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, título ao qual, posteriormente, foi acrescido o nome Biblos – Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, para finalmente, em 2010, tendo em vista as próprias mudanças institucionais no seio da Universidade, passar a denominar-se Historiæ. -
JURIS - Revista da Faculdade de Direito
A JURIS - Revista da Faculdade de Direito, é um periódico cientifico vinculado à Faculdade de Direito e ao Programa de Pós Graduação em Direito e Justiça Social (PPGDJS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui periodicidade semestral e é publicada desde o ano de 1995.
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Momento - Diálogos em Educação
A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4.
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REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.
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Revista Brasileira de História & Ciências Sociais
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS
ISSN 2175-3423
Qualis Capes A2 (Qualis referência 2017/2020)
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Revista Didática Sistêmica
A Revista Didática Sistêmica destina-se a promover intercâmbio acadêmico científico e artístico entre representantes das comunidades educacionais nacionais e internacionais. -
Revista Eletrônica Interações Sociais
A Revista Eletrônica INTERAÇÕES SOCIAIS – REIS (ISSN 2594-7664), editada pelos docentes da área de Sociologia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, possui como objetivo central a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais, com especial atenção à Sociologia, à Antropologia e às Ciências Políticas, bem como reflexões e ensaios teóricos de cunho inédito. Acolhe também contribuições de áreas afins, desde que os trabalhos apresentados mantenham relação com o campo das Ciências Sociais. Presume-se que as propostas de colaboração apresentadas ao periódico observem os requisitos básicos para a elaboração de um texto científico e que se constituam em contribuições significativas para uma compreensão aprofundada e alternativa das temáticas abordadas. Sendo assim, as bases sobre as quais a REIS se assenta são a pluralidade de expressão e o reconhecimento da multidisciplinaridade teórica e metodológica.
A REIS se estrutura tanto em números temáticos quanto multitemáticos livres, sendo editada em formato eletrônico e publicada em caráter semestral. Aceita para publicação artigos científicos, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e contribuições dos movimentos sociais e comunidades tradicionais brasileiras. Os textos são elaborados por Doutores, Mestres, alunos de pós-graduação e atores políticos. As propostas podem ser direcionadas a composição de dossiês temáticos ou de fluxo contínuo de textos. O idioma da publicação é o português, mas também serão aceitos artigos em espanhol.
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SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
A Revista Sinergia é um espaço aberto para os pesquisadores, professores ou estudantes que desejam trazer a sua reflexão ou resultado de pesquisas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, tendo como característica principal a multidisciplinaridade. Classificação Qualis/CAPES: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1.
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VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
A VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias (ISSN 0102-7352, ISSN Eletrônico 2358-3452) passou a publicação semestral desde 2005. Aceita trabalhos inéditos que apresentem resultados de estudos e pesquisas relacionados com as áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Química e áreas afins.
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VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
Vittalle – Revista de Ciências da Saúde / Journal of Health Sciences é uma revista multidisciplinar que possui interesse em trabalhos na área das Ciências da Saúde, Biológicas e Humanas, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio impresso (ISSN 1413-3563) e eletrônico (ISSN 2177-7853), a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em saúde a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.