Sobre a Revista

A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006, a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e, em 2007, a ter e-ISSN.

Atualmente, a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis A3 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

e-ISSN 2238-5533

Anúncios

Chamada para dossiê

2025-03-31

Chamada de artigos para o dossiê "Saber sentir em Educação Ambiental: Epistemologias ecológicas, estudos móveis e sensoriais"

Organizadores: Gianpaolo Knoller Adomilli (FURG-Brasil), Valéria Ghisloti Iared (UFPR-Brasil), Gustavo Chiesa (FURG-Brasil) e Sergio Toro Arevalo (UACH-Chile).

 

Para maiores informações leia a notícia completa no nosso site. 

Saiba mais sobre Chamada para dossiê

Edição Atual

v. 29 n. 2 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
					Visualizar v. 29 n. 2 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Publicado: 2025-02-28

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18886
    Alana das Neves Pedruzzi; Marta Bonow Rodrigues, Roberta Ávila Pereira
    1 - 15

Dossiê Temático - A Educação Ambiental em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas

  • A Educação Ambiental na formação docente um instrumento para a promoção de uma consciência sustentável no Curso de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17868
    Joel Araújo Queiroz, Brenda de Sousa Bento, Aline Cleide Batista
    1-17
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil reflexões e diálogos para práticas de Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18175
    Walesca Antônia Ferreira Corrêa, Dayse da Silva Albuquerque
    1-25
  • Diálogos, percursos e apreensão conceitual em análise com duas estudantes surdas oralizadas de um curso técnico em meio ambiente Atendimento Educacional Especializado, afetividade e educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17943
    Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Fabiana Marcanti Spaniol
    1-15
  • La energía como contenido de la Educación para el Desarrollo Sostenible

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17877
    Edilberto de Jesús Pérez Alí Osmán, Néstor Julián Hijuelos Pupo
    1-20
  • Educación Ambiental Crítica y Justicia Climática Un estudio en Petrópolis, RJ

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17872
    Olga Alicia Gallardo Milanés, Adriana Soares Dutra
    1-25
  • La educación ambiental y la responsabilidad socio-ambiental en la gestión de los recursos ambientales en comunidades cubanas

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17873
    Angel E. Reyes Bermúdez, Margarita Victoria Hernández Garrido
    1-23
  • Educação Ambiental e colapso climático os caminhos de um grupo pesquisador

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18395
    Jakeline Modesta Almeida Fachin, Thiago Cury Luiz, Michèle Sato (in memoriam)
    1-18
  • O consumo da vida nas redes sociais em um ambiente “influencer” como ser cool...

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18048
    Denise Moraes
    1-17
  • Educação Ambiental e o Filme Avatar O que dizem teses, dissertações e artigos científicos

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017
    Rosangela Araujo Xavier Fujii, Guilherme Aparecido de Carvalho
    1-25
  • A EA no contexto amazônico/acreano

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17893
    Flávia Letícia de Lima Rocha , Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Ezaul Evaristo da Silva Santos
    1-20
  • Desafíos para la sustentabilidad en la Agricultura familiar de la Cooperativa Atanagildo Cajigal, Holguín- Cuba

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17876
    Laís Martínez Gallardo, Libys Martha Zuñiga Igarza
    1-19
  • Estudos sobre Educação Ambiental a ciência em prática

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.17889
    Neides Regina Sehn Hilgert, Andreia Faxina Wiese, Maristela Rosso Walker
    1-20

Artigos

  • Una escuela sustentable en sudamérica

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16243
    miguel cristi
    1-15
  • A formação coletiva de educadoras ambientais em uma experiência de Educação Ambiental de base Comunitária em Magé, RJ.

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16466
    Carolina Alves Gomes de Oliveira, Bárbara Pelacani, Celso Sánchez
    1-21
  • Um estudo sobre a transição curricular na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR) a agroecologia como uma brecha camponesa

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16604
    Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa, Guilherme Francisco Klahold
    1-25
  • Pegadas da Educação Ambiental no Currículo Paulista um retrato das Práticas Corporais de Aventura pelos professores de Educação Física em Birigui/SP

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16722
    Vinicius Felipe Cardoso, Humberto Luís de Deus Inácio
    1-24
  • Conhecimentos, dificuldades e intenções para o consumo alimentar sustentável entre universitários

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16962
    Emanuelly Pozzer dos Santos, Vitoria Regina Vieira Teixeira, Rozane Marcia Triches
    1-16
  • Influence of Future Concerns on Personal Change and Personal and Institutional Engagement in the Context of Climate Change

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16441
    Fernando Alves Silveira , Jaime Dagostim Picolo, Jonas Rickrot Rosner
    1-22
  • As macrotendências da educação ambiental no livro didático de ciências um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16547
    José Paulo Dantas Azevedo, Bruno Lopes da Silva
    1-19
  • A percepção de professores sobre o papel de uma horta escolar e da natureza promoção de bem-estar, aprendizagem e cuidado ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16760
    Hellen Chrystianne Lucio Barros, Danielle Fernandes de Araújo Oliveira, Iris Alves Feitoza Albuquerque
    1-25
  • Observação de baleias em Itacaré e Ilhéus a presença do ensino não formal de biologia na condução de visitantes

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16927
    Nayane Rossetti Pinto, Marcial Cotes, Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena
    1-26
  • Interculturalidade, Educação Ambiental e ensino de ciências reflexões e interfaces

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16266
    Uilian dos Santos Santana, Fernanda Vera Cruz Silva, Geilsa Costa Santos Baptista
    1-25
  • A educação socioambiental na promoção do combate a queimadas na cidade de Campo Grande-MS

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16487
    Bianca Garcia Oliveira, Vicentina Socorro da Anunciação
    1-25
  • O ensino de biomas no contexto da educação básica brasileira uma revisão da literatura a partir da Análise Textual Discursiva

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16731
    Laurelise Alves Nunes dos Santos, Maykon Gonçalves Muller, Alex Antunes Mendes
    1-23
  • A crise da verdade e a Educação Ambiental reflexões teóricas com base na concepção não modernista de Bruno Latour

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16912
    Lucelia Mildemberger, Nestor Cortez Saavedra Filho, Faimara do Rocio Strauhs
    1-24
  • A Floresta Nacional de Carajás no Pará e os Jovens da Região Como se dá essa relação?

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16172
    Cláudio Gustavo Borges de Aguiar, Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro
    1-23
  • Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para o ensino de Termodinâmica nas Mudanças Climáticas para alunos do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16459
    Raffael Frota Souto Teixeira, Gilberto Dantas Saraiva, Antônio Joel Ramiro de Castro
    1-22
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade Explorando a temática dos pneus inservíveis no Ensino Fundamental por meio da Aprendizagem Baseada em Projeto

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16976
    Andreia de Lima, Ismael Laurindo Costa Junior, Michelle Budke Costa
    1-26
  • Fragilidades dos sistemas alimentares sustentáveis nos marcos legais de nutrição, gastronomia e educação ambiental um estudo de caso no Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16922
    Cristiani de Lima, Gabriel Grabowski
    1-20
  • Educação transformadora para um futuro sustentável um estudo de caso na Escola Caloi

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16405
    Maraísa Gonçalves, Tiago de Oliveira, Jozeli Mara da Silva Gonçalves
    1-19
  • A Educação Ambiental na Formação de Professores de Física Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16945
    Letícia Estevão Moraes, Maria José Fontana Gebara
  • A política de educação ambiental como uma ação reflexiva da sociedade de risco

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16749
    Silvane Soligo Rodrigues, Neiva Furlin
    1-25
  • Conhecimento ecológico e sociocultural de estudantes e professores de sete escolas públicas do Pantanal em Mato Grosso, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16863
    Selma de Souza Nunes, Carolina Joana da Silva
    1-29

Entrevista

Ver Todas as Edições