Sobre a Revista

A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006, a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e, em 2007, a ter e-ISSN.

Atualmente, a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis A3 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

e-ISSN 2238-5533

Anúncios

Encerramento do prazo de recebimento de artigos para dossiês em 2024

2024-12-06

Informamos que o prazo de recebimento de artigos para o dossiê "A Educação Ambiental (EA) em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas" foi encerrado dia 30/09/2024.

Ainda, o prazo de recebimento de artigos para o dossiê "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: memórias e experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais" foi encerrado no dia 05/12/2024.

No momento estamos recebendo apenas submissões de artigos para o fluxo contínuo.

Saiba mais sobre Encerramento do prazo de recebimento de artigos para dossiês em 2024

Edição Atual

v. 29 n. 1 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
imagem de uma égua próximo a uma porta onde encontra com uma mulher de cabelos presos
Publicado: 2024-07-30

Editorial

  • Editorial

    Alana das Neves Pedruzzi, Roberta Ávila Pereira, Taís dos Santos Lopes Corrêa
    1 - 9
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.17865

Artigos

  • Bacia Escola pesquisa-ação participativa como estratégia metodológica

    Luciana Pardinho Santos Caetano, Nubia Caramello, Patrícia Soares de Maria de Medeiros
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16197
  • O (des)encobrimento do outro o processo seletivo trans da FURG como uma experiência de Educação Ambiental

    Renato Duro Dias
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.17093
  • Intervenções pedagógicas mediadas pela arte para estimular a sensibilização socioambiental

    Josymar Cleiton Pereira de Barros, Ana Paula Abrahamian de Souza, Mariana Guenther
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16560
  • Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências Estratégia didática aplicada em escola no município de Tucuruí/PA

    Milena Lopes da Silva, Karen Thayane Grangeiro Farias, Bianca Venturieri
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16550
  • A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais um estudo realizado com diretores de unidades escolares no sul de Minas Gerais

    Elisandra Aparecida Silva Fernandes, Luciano Fernandes Silva
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16490
  • Educação Ambiental, Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos percepções em Ponta Grossa, Paraná, Brasil

    Leonardo Souza Santos, Natalie Alana Pedroso, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16371
  • Monitoramento de CO² em ambientes internos escolares e sensibilização sobre as problemáticas ambientais pós-pandemia

    Caroline Bomfim, Eloiza Torres, Gwendolyn Blue
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16362
  • As conexões entre a Arte Ambiental com a Educação Ambiental reflexões a partir de experiências em educação formal e não formal

    Fernanda Eiras Rubio, Mônica Conceição dos Santos Peres, Andrea Rabinovici
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16297
  • A trilha interpretativa como metodologia de Educação Ambiental em uma Escola do Campo de Cuiabá/MT INTERPRETATIVE TRAIL

    Edilaine Cristina da Silva Almeida, Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Marcelo Franco Leão
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16223
  • Parques na estratégia de educação ambiental pertencimento e cuidados

    Aloísio Ruscheinsky, Rosmarie Reinher, Jussara I. Padilha
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16218
  • Educação ambiental e cultura maker no contexto da educação 4.0

    Mauricio Quelhas Antolin, Gisele Duarte Caboclo Antolin, Paula De Castro Brasil
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15629
  • Diálogos sobre Mudanças Climáticas experiência em curso de extensão remoto realizado com acadêmicos e egressos de cursos de licenciatura

    Pedro Henrique Bueno, Lilian Souza Vismara, Josmaria Lopes de Morais
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16163
  • Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer proposta de um (anti)método para a Educação Ambiental

    Vanessa dos Santos Moura
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16157
  • Compreensões sobre sustentabilidade um estudo envolvendo escolas estaduais em Varginha, Minas Gerais

    Bianca Gomes da Costa, Elaine Angelina Colagrande
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16152
  • Formação Docente educação para o desenvolvimento sustentável na primeira infância

    Raquel Caparroz Cicconi Ramos, Isabel Cristina Bohn, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16149
  • Para além da integração da educação ambiental uma ambientalização curricular na Educação Superior

    Paulo Roberto Serpa, Verônica Gesser, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16118
  • Relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental durante a formação de enfermagem representação docente

    Janaina Sena-Castanheira, Sheron Penha Serrano
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16079
  • Educação ambiental crítica estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas municipais de Dourados/MS

    Verônica Maria Bezerra Guimarães, Juliana de Oliveira Teixeira
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16066
  • Potencialidades pedagógicas das áreas verdes urbanas como integrar a conservação da biodiversidade à educação ambiental?

    Lucas Costa Monteiro Lopes, Sandra Escovedo Selles
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15952
  • Indústria da moda, educação ambiental e sustentabilidade

    Kênia Aparecida Ramos Silva, José Claudio Junqueira Ribeiro
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.15926
Ver Todas as Edições