Sobre a Revista

A Revista Ambiente & Educação foi criada em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006, a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e, em 2007, a ter e-ISSN.

Atualmente, a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis A3 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

e-ISSN 2238-5533

Anúncios

Enchentes no RS: fluxos editoriais temporariamente suspensos

2024-05-23

A Ambiente & Educação é uma revista científica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Desde o final do mês de abril até o presente momento, o estado está sofrendo com alagamentos causados pelo excesso de chuvas, além de desabamentos de encostas, cheias de rios e lagoas, destruição de casas, de estradas e de pontes, dentre outras situações que estão resultando em centenas de milhares de pessoas desabrigadas, dezenas de mortes e desaparecimentos.

Até a situação do estado se estabilizar e a equipe editorial não estar mais diretamente envolvida nos auxílios a desabrigados e atingidos pelas enchentes, estaremos com as atividades editoriais e fluxos suspensos temporariamente

Retornaremos com tudo assim que possível.

Saiba mais sobre Enchentes no RS: fluxos editoriais temporariamente suspensos

Edição Atual

v. 28 n. 2 (2023): Revista Ambiente & Educação
					Visualizar v. 28 n. 2 (2023): Revista Ambiente & Educação
Publicado: 2023-12-30

Editorial

  • Editorial

    Alana das Neves Pedruzzi, Laryssa Louzada de Assis, Letícia Nörnberg Maciel
    1- 9
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16511

Artigos

  • A representação da crise hídrica pelos curitibanos subsídios para Educação Ambiental

    Jaqueline Stramantino, Marta Fischer
    1 - 31
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643
  • Gestão de Lixo Eletrônico em Moçambique Estudo de Caso - Bairro da Matola Gare

    Joao Filipe Ofiço, Manuel Joaquim Silva De Oliveira, Antonio Bozobozo Tivana
    1 - 18
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16415
  • Educação Ambiental em uma abordagem Interdisciplinar Análise no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco

    Ary Gustavo da Silva Cesar, Edilson Pontarolo
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16098
  • Artesanías de la existencia corazonando la academia y la vida desde el tejido con mullo

    Lissette Torres, Narjara Mendes Garcia
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.16010
  • Manaus e a poluição de seus corpos d'água um olhar sobre o igarapé do Mindu

    Andre Gama Barro, Aristides Felipe Santiago Junior, Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15929
  • Coleta Seletiva e Educação Ambiental as ações da associação de catadores de materiais recicláveis em Colatina (ES)

    José Augusto de Araújo Pires da Luz, Bruno Rangel Capilé de Souza
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15914
  • Estudos de percepção ambiental em Unidades de Conservação uma revisão sistemática da literatura

    Karlen Rodrigues, Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Ana Tiyomi Obara
    1 - 31
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15768
  • Percepção Ambiental Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA

    Michelle Luise Soares da Silva, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, Douglas D. Karrow
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15746
  • Educação ambiental não-formal gestão municipal e percepção socioambiental no município de Codó (MA)

    Camila Campêlo de Sousa, Dilmar Kistemacher
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15688
  • Educação Ambiental Revolucionária

    Isabela Kojin Peres, Ana Clara Nery Silva, Rachel Andriollo Trovarelli
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.14365
  • Um olhar transdisciplinar ao desenvolvimento sustentável no ensino superior

    João Bernardes da Rocha Filho, Luciano Racts Claudio da Silva
    1 - 16
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15640
  • As contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação crítica dos estudantes

    Mairtes de Fátima Ramos, Nilo Leal Sander
    1 - 17
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15551
  • A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia

    Vanessa Aguiar Figueiredo, Vanessa Hernandez Caporlingua
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15496
  • Apontamentos sobre a racionalidade tecnológica e o meio ambiente

    Amanda Haydn, Mauro Castilho Gonçalves, Silvio Luiz da Costa
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15343
  • Educação Ambiental Crítica e Gênero as mulheres e seus vínculos de organização comunitária

    Maria Odete da Rosa Pereira, Clara da Rosa Pereira, Felipe Justo
    1 -27
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15280
  • Inserção do tema sustentabilidade na grade curricular dos cursos de ciências contábeis a partir dos parâmetros dos ODS

    Celma Duque Ferreira, Elisa Gonçalves Castilho Silva, Gilberto Crispim
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15279
  • Ciência cidadã e Educação Ambiental alternativa educacional na área de resíduos sólidos urbanos

    Diny Gabrielly de Miranda Martins, Eloisa Helena de Souza Cabral, Valderí de Castro Alcântara
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15263
  • Unidade de conservação do Parque Municipal Urbano Lagoa do Jurema em Vitória da Conquista-BA avaliação dos instrumentos urbanísticos

    Thomasia Maciel Sousa, Claudio Oliveira de Carvalho
    1 - 36
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15221
Ver Todas as Edições