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CHAMADA DO DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

2020-11-09
v.23, n.2, 2021 ORGANIZADORES: André da Silva Mello, Ângela A. S. Bersch, Camila Borges Ribeiro, Rodrigo Lema Del Rio Martins. Descrição: A Educação Infantil se constitui como uma etapa da Educação Básica que não se organiza de forma disciplinar, preconizando, portanto, uma dinâmica curricular que exige a integração entre diferentes profissionais e áreas de conhecimento. Além disso, os processos de ensino-aprendizagem ancoram-se no desenvolvimento integral da criança, potencializando a sua participação, expressão, criação e manifestação de interesses. A inserção da Educação Física tem ganhado espaço e se consolidado na dinâmica curricular da Educação Infantil, em especial, pela centralidade do corpo/movimento e dos jogos/brincadeiras nos processos pedagógicos desenvolvidos na primeira etapa da Educação Básica. Esperamos com este Dossiê problematizar a relação entre a Educação Física e a Educação Infantil, fazendo emergir novas compreensões que permitam avançar nas discussões em que as agências das crianças, com o seu protagonismo e com os sentidos que elas constroem nas relações com as atividades lúdicas sejam valorizadas, reconhecendo-as como sujeitos ativos do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Deste modo, buscamos textos e entrevistas que analisem os desafios e as possibilidades inerentes a inserção dessa área do conhecimento na primeira etapa da Educação Básica por diferentes vertentes: políticas públicas, currículo, formação docente, práticas pedagógicas e temas correlatos desenvolvidos nesse contexto. Prazo de envio: 31/03/2021 Saiba mais sobre CHAMADA DO DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

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v. 21 n. 2 (2019)
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Publicado: 2020-08-07

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