Notícias

Chamada de Artigos 2023

2023-05-23
Revista HISTORIÆ Chamada de artigos V. 13 – 2022

  

Dossiê Nº 1 - História e Música

Organizadores: Dr. Juarez José Rodrigues Fuão (Universidade Federal do Rio Grande – FURG); Ddo. Leandro Braz da Costa (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM).

Descrição: O presente dossiê procura contemplar trabalhos que abordem analiticamente debates historiográficos e aspectos teórico-metodológicos acerca das pluralizadas interlocuções existentes entre a História e a Música. Neste sentido, esperamos receber trabalhos que dialoguem com diferentes perspectivas e problematizações, tais como: trabalho em música, canção e música instrumental, gêneros e (ou) estilos musicais, suportes de registro fonográfico, indústria fonográfica e produção independente, tradições, modernidades, conformismos e resistências na música, culturas musicais e identidades nacionais e regionais, Música e Ensino de História, todas elas permeadas pelas articulações que compreendem a utilização da Música como fonte para a escrita e ensino de História, com ênfase nos fazeres e saberes musicais enquanto manifestações artísticas, socioculturais e políticas.

Prazo de envio dos textos: 25/08/2023

 

 

Dossiê Nº 2 - Arqueologia Brasileira: História pré-colonial das terras baixas sul-americanas

Organizadores: Dr. Marlon Borges Pestana (Universidade Federal do Rio Grande – FURG); Dr. Neemias Santos da Rosa (Universidad de Barcelona – ES) e Dr. Jedson Francisco Cerezer (Espaço Arqueologia – Tubarão/SC)

Descrição: O presente dossiê objetiva publicar artigos que tragam resultados de escavações arqueológicas no Brasil, bem como análises da cultura material pré-colonial podendo ser resultados de pesquisas sobre o material lítico, cerâmico e de vestígios alimentares que contemplem a zooarqueologia, arqueobotânica, arte rupestre e paisagem. A ideia central é apresentar neste dossiê, resultados de pesquisas que têm contribuído para a formação histórica ameríndia decolonial, desde a mais antiga ocupação pleistocênica até a horticultura recente, numa perspectiva arqueológica autóctone, que utilizem metodologias próprias para a interpretação da formação dos registros arqueológicos brasileiros.  Portanto, a temática de seleção dos artigos é bastante ampla, independente do bioma e da região geográfica, sendo selecionados os resultados de pesquisa que tenham contribuído na produção científica sobre a história pré-colonial brasileira.

Prazo de envio dos textos: 25/09/2023

 

Dossiê Nº 3 - História e Psicanálise

Organizadores: Dra. Laís Locatelli (Instituto Távola Pelotas/Instituto Távola Porto Alegre); Dra. Michelle Vasconcelos (Instituto Távola Pelotas/Instituto Távola Porto Alegre).

Descrição: O século XIX foi marcado pelo desenvolvimento do Estado-nação e pelo crescimento dos meios urbanos e desenvolvimento do modelo burguês de família, que reconfigura os papeis de gênero. Além disso, foi palco também da crise da ciência e do pensamento Modernos, cujos modelos cartesianos, ancorados na organicidade e nas grandes verdades, não tinham ferramentas para pensar o sofrimento humano que se apresentava. A Psicanálise, como fato cultural, é produto deste contexto social-cultural. Foi com o crescente número dos casos de Histeria e com a falta de recursos da Medicina da época, cartesiana e dualista, que Sigmund Freud começou a questionar os limites corpo-mente e desenvolveu uma ciência pautada na verdade do doente, retirando a Histeria do campo da doença mental e do fingimento, desenvolvendo técnica e método distintos para a sua terapêutica e cura. Desde então, a Psicanálise cresceu e se difundiu em várias escolas e tem sido solicitada para responder às questões humanas e às formas de sofrer que se apresentam em cada época, movimentando-se dentro da grande área das Ciências Humanas, que tem como objeto a subjetividade. Neste sentido, faz necessário e atual pensar a Psicanálise no seio das Ciências Humanas e Sociais e a sua ampla circulação social. O presente dossiê tem como proposta reunir contribuições que visem debater a História e a atualidade da Psicanálise e de como esta se apresenta como teoria, técnica e método para compreensão das diversas formas de sofrimento contemporâneas, não só individuais como coletivas; de sua interdisciplinaridade com diversas áreas, a exemplo da História, Direito, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Educação, Psicologia e Artes.  

Prazo de envio dos textos: 25/09/2023

 

Saiba mais sobre Chamada de Artigos 2023

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2022): Cinema e História: relações perigosas?
					Visualizar v. 13 n. 2 (2022): Cinema e História: relações perigosas?
Publicado: 2023-04-05
Ver Todas as Edições