Ditadura Militar Argentina:

organização e controle da arte, cultura e cinema (1976-1983)

Autores

  • Bruno José Zeni Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” - UNESP/ASSIS
  • Ernando Gonçalves Junior Unicentro

Resumo

Durante a Ditadura Militar Argentina (1976-1983) o cinema e artes de forma geral foram reorganizadas e passaram por um controle e fomento. O objetivo era de que essas produções servissem de uma possível propaganda de valores que eram pressupostos básicos para o Processo de Reorganização Nacional (PRN), valores como: religião, sexualidade e as forças armadas como pilar de sustentáculo da nação argentina, foram fomentados nas artes de maneira geral. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é problematizar a organização e controle, primeiramente no cinema, mas que acaba por interferir em outros ramos artísticos, e também como esse controle e arte que estava sendo produzida tentava naturalizar determinadas situações que estavam ocorrendo em território nacional como a violência, a morte e desaparecimentos de atores políticos.

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Biografia do Autor

Bruno José Zeni, Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” - UNESP/ASSIS

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019) e atualmente é doutorando em História na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar brasileira, Ditadura Militar Argentina e Cinema.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

Zeni, B. J., & Gonçalves Junior, E. (2023). Ditadura Militar Argentina: : organização e controle da arte, cultura e cinema (1976-1983). Historiæ, 13(2), 104–121. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/14641