As diferentes temporalidades do Cine Capitólio

Pelotas/RS.

Autores

  • Célia Helena Castro Gonsales Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Toralles dos Santos Braga Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-8389-1982
  • Aline Montagna da Silveira Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O advento do cinema e sua consolidação quanto arte estão inseridos no contexto histórico referente ao final do século XIX e início do século XX. Período marcado por uma sociedade que almejava a modernização. A arquitetura, nesta conjuntura, também passava por mudanças estilísticas alinhadas com o movimento moderno. O cinema, como forma de linguagem artística representa a temporalidade humana, assim como os espaços que abrigavam essas projeções. O objetivo deste artigo é mostrar como as salas de cinema refletem as diferentes linguagens arquitetônicas expressadas ao longo do século XX, tendo como estudo de caso o Cine Capitólio da cidade de Pelotas, o qual passou por reformas que que modificaram sua fachada de forma significativa. Assim, o artigo busca traçar um paralelo entre linguagem arquitetônica, temporalidade e ações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Helena Castro Gonsales, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Arquitetura pela Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica de Cataluña.

Natália Toralles dos Santos Braga, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Aline Montagna da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Castro Gonsales, C. H., Toralles dos Santos Braga, N., & Montagna da Silveira, A. (2023). As diferentes temporalidades do Cine Capitólio : Pelotas/RS. Historiæ, 13(2), 31–46. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/14642