INSUBORDINAÇÕES LITERÁRIAS PARA REPENSAR AS MASCULINIDADES NA ESCOLA

PERSPECTIVAS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20050

Resumo

Este estudo constitui um recorte de dissertação de mestrado em Educação que investigou as implicações dos contos de fadas na construção da subjetividade infantil, especialmente quanto às imposições sociais sobre os modos de ser menino ou menina. Propôs-se a inserção de literaturas subversivas nas escolas, capazes de romper com delimitações de gênero. Neste recorte, analisou-se o livro Princesa Kevin, de Michael Escoffier (2020), com o objetivo de examinar as representações de masculinidades e discutir como essas narrativas desafiam estereótipos presentes nos contos de fadas. A metodologia baseou-se nas epistemologias feministas e na análise de discurso foucaultiana (1999), identificando tensões entre discursos hegemônicos e alternativas de masculinidade. A análise evidenciou que as novas literaturas desempenham um papel fundamental nas práticas escolares, uma vez que possibilita romper paradigmas e recriar modos de existência, ampliando as representações das relações de gênero e, consequentemente, favorecendo a construção de subjetividades mais plurais nas crianças.

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Biografia do Autor

Jéssica da Silva de Oliveira, UERGS - Litoral Norte

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS (2025). Especialista em Práticas Educativas ao Ensinar pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul (IFSUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2016). Atualmente é professora de Educação Infantil no município de São Leopoldo/RS e supervisora escolar na EMEI Sonho Nosso. Possui experiência na área da Educação desde 2008, atuando como professora de educação infantil, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na gestão escolar. Desenvolve pesquisas nas áreas de gênero e sexualidade, mulheres e feminismos, com ênfase na literatura infantil. Foi co-coordenadora da ação de extensão Mulheres, Poder e Representatividade: Construindo Espaços de Protagonismos Femininos na Educação, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Mariane Suriel, UERGS LITORAL NORTE

Graduada em História pela ULBRA (2012), Mestre em Educação, com ênfase nos estudos de Gênero e Sexualidade, pela UERGS 2023.Atualmente, exerço as funções de professora e supervisora escolar no sistema educacional do Estado do Rio Grande do Sul. Minha atuação visa promover práticas pedagógicas inovadoras, focadas no desenvolvimento integral dos alunos e na promoção da igualdade de gênero e respeito à diversidade sexual.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

DA SILVA DE OLIVEIRA, Jéssica; SURIEL DE ALMEIDA PEREIRA, Mariane. INSUBORDINAÇÕES LITERÁRIAS PARA REPENSAR AS MASCULINIDADES NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 734–754, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20050. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20050. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas