INSUBORDINAÇÕES LITERÁRIAS PARA REPENSAR AS MASCULINIDADES NA ESCOLA
PERSPECTIVAS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20050Abstract
Este estudo constitui um recorte de dissertação de mestrado em Educação que investigou as implicações dos contos de fadas na construção da subjetividade infantil, especialmente quanto às imposições sociais sobre os modos de ser menino ou menina. Propôs-se a inserção de literaturas subversivas nas escolas, capazes de romper com delimitações de gênero. Neste recorte, analisou-se o livro Princesa Kevin, de Michael Escoffier (2020), com o objetivo de examinar as representações de masculinidades e discutir como essas narrativas desafiam estereótipos presentes nos contos de fadas. A metodologia baseou-se nas epistemologias feministas e na análise de discurso foucaultiana (1999), identificando tensões entre discursos hegemônicos e alternativas de masculinidade. A análise evidenciou que as novas literaturas desempenham um papel fundamental nas práticas escolares, uma vez que possibilita romper paradigmas e recriar modos de existência, ampliando as representações das relações de gênero e, consequentemente, favorecendo a construção de subjetividades mais plurais nas crianças.
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